CAMPANHA “CIDADÃO JOVEM”

Despertar gradualmente os jovens para a consciência da cidadania” (CNBB. DOC. 85, n. 182).
O Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Foz do Iguaçu (CNLBFOZ) em parceria com a Justiça Eleitoral (147ª Zona Eleitoral) promoverá a Campanha “Cidadão Jovem” em sintonia com a “Campanha Jovem Eleitor” da Justiça Eleitoral.
A Campanha ocorrerá inicialmente no município de Foz do Iguaçu, e se estenderá gradualmente aos treze municípios da unidade territorial da diocese de Foz do Iguaçu, atingindo o campo secular e eclesial, com objetivo de fortalecer a democracia e a participação cidadã da juventude através do alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos.
A Campanha “Cidadão Jovem” é inspirada no documento 85 da CNBB que trata sobre os desafios e perspectivas pastorais da Evangelização da Juventude, recordando que os jovens que assimilam o Evangelho como Boa Notícia são convidados a despertarem para o exercício da cidadania, assumindo o relacionamento com a sociedade ao seu redor, contribuindo para a organização da convivência social e com a construção de oportunidades e perspectivas de futuro para a população juvenil.
No âmbito secular o CNLB com o apoio da Justiça Eleitoral buscará parceria com escolas da rede pública e privada de ensino para promover ações educativas no chão da escola, enquanto que no meio eclesial a Campanha atingirá as pastorais e movimentos eclesiais que se dedicam a evangelização da juventude.
Objetivos específicos.
-Promover uma reflexão crítica acerca dos conceitos de cidadania, democracia, escolha eleitoral e responsabilidade sócio política;
-Prestar informações sobre a importância de escolher seus representantes;
-Incentivar o conhecimento sobre o processo eleitoral e orientar sobre a escolha por meio de voto consciente;
-Aproximar os jovens por meio de palestras, oficinas temáticas, simulação de eleições, apresentação da Urna Eletrônica e folders educativos concernentes a temas ligados à cidadania.
A Campanha será lançada oficialmente no dia 10 de julho, às 16 horas nas dependências da Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, e contará com a presença do bispo diocesano, Dom Sergio de Deus Borges, do Juiz Eleitoral, Ariel Nicolai Cesa Dias, do Coordenador Diocesano do CNLBFOZ, Prof. Paulo Roberto Batista, do Assessor Eclesiástico do Setor Juvenil, Pe. Alberto Luiz Gasparrini e representantes do Setor Juvenil da diocese de Foz do Iguaçu.
Prof. Me. Paulo Roberto Batista
Coordenador Diocesano do CNLBFOZ.