43ª Assembleia Diocesana

No dia 23 de outubro, foi a realizada a 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, que contou com a presença do bispo diocesano, dos sacerdotes, diáconos, religiosos (as), coordenadores das pastorais, movimentos e organismos de nossa Diocese. A Assembleia teve assessoria do Pe. Reginei J. Modolo, administrador arquidiocesano e pároco da Catedral da Arquidiocese de Cascaval/PR, que abordou o tema Projeto iniciação a Vida Cristã – Itinerário de acompanhamento para a vida matrimonial. Acompanhar, discernir e integrar

Segundo Pe. Reginei, em fidelidade ao magistério dos últimos Pontíficies e em particular à Exortação Pós- Sinodal Amoris Laetitia, ” se faz necessária repensar a práxia pastoral na prospectiva de desenvolve uma maior integração dos fiéis, tendo presente, também e acuradamente, os que se encontram em situação ‘que não corresponde plenamente ao que o Senhor nos propõe’ “(Al, 6). O matrimônio cristão, é reflexo da união entre Cristo e a Igreja, realiza plenamente um amor exclusivo, livre e fiel. “Quando a união atinge uma notável estabilidade através de um vínculo público e se caracteriza por um afeto profundo, responsabilidade para com a prole, capacidade de superar as provas, pode ser vista como uma ocasião de acompanhar na sua evolução para o sacramento do matrimonio”.

O diácono Paulo Sérgio, falou sobre a realidade de nossa diocese referente ao acompanhamento a vida matrimonial baseado na Exortação Amoris Laetitia. Segundo o diácono, o objetivo é “conhecer a realidade e as necessidades da vida cristã das famílias. Precisamos acompanhar e envolver essas famílias na comunidade”.

Logo após o almoço, foi realizado os trabalhos em grupos onde discutiram e fizeram uma síntese sobre o tema na sequencia foi feita a plenária dos grupos. Dom Sergio, fez aprovação dos encaminhamentos. Encerrando assim a 43ª Assembleia Diocesana.