6ª Semana Social Brasileira

Foi realizado no sábado, dia 17 de outubro, Formação e Apresentação da 6ª SSB no Paraná. A Semana Social Brasileira é parte do Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. 6ª SSB que foi aprovada na
57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019, para ser desenvolvida entre os anos de 2020 a 2022. Fruto de
uma longa reflexão na Igreja do Brasil, entre as Pastorais e Organismos Sociais e Movimentos Populares.

A 6ªSSB teve como tema MUTIRÃO PELA VIDA: POR TERRA, TETO E TRABALHO. O tema é inspirado nas palavras do Papa Francisco no Encontro com os Movimentos Populares, em 2014, Roma. E traz como eixos que ajudarão nas reflexões a Democracia, Economia, Soberania.

A 6ª Semana Social Brasileira está em curso. Desde 2016, a equipe nacional das Pastorais Sociais, ligadas à Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora, vem discutindo os caminhos para a 6ªSSB. Após consulta aos regionais da CNBB, aos movimentos populares, a 6ªSSB foi aprovada na 57ª AG da CNBB. Em seguida, após discernir a temática com Pastorais Sociais e Movimentos Populares, chegou-se ao tema: Mutirão pela Vida: por terra, teto e trabalho, em meio aos eixos Soberania, Economia, Democracia.

A 6ªSSB estava prevista para ser lançada em maio deste ano na 58º AG da CNBB, mas em decorrência da pandemia, o lançamento ocorreu de modo virtual. Até aqui aconteceram: a) 5 Ao Vivo (lives) sobre a temática abordada; b) 11 seminários de grandes regiões (regionais da CNBB); c) Reunião ampliada com representantes regionais e representações dos movimentos populares; d) lançamento das redes sociais as SSB; e) lançamento do site www.ssb.org.br (com várias informações, textos, etc).

Reunião promovida pela CNBB Regional Sul 2, com representantes das dioceses para conhecer o projeto da 6ª Semana Social Brasileira, fazendo parte do processo preparatório.
Representaram a Diocese de Foz do Iguaçu
Pe. Fabio (Coordenador da Ação Evangelizadora)
Pe. Sergio (Presidente da Cáritas)
Mario Felicio e Lucas Ghelere (Convidados como representantes dos leigos)