Escola de Formação para catequese com adultos- 2020/2021

Iniciou-se no dia 24 de outubro, a Escola de Formação para catequese com adultos- 2020/2021. Aproximadamente 300 pessoas participaram do primeiro encontro.

A Escola de Formação para Catequese com Adultos, é um ambiente formativo, desenvolvido pela Pastoral Catequética da Diocese de Foz do Iguaçu, em parceria com a Faculdade João Paulo II, assessorado pela Ir. Flávia Carla Nascimento. tem como objetivo preparar catequistas da Catequese com Adultos para assumir o caminho de Iniciação à Vida Cristã, de inspiração catecumenal, com a necessária reformulação da estrutura paroquial, catequética e litúrgica, com especial atenção à catequese para a recepção e vivência dos sacramentos com adultos (Sacramentos da Iniciação Cristã e demais). (DGAE 2019 – 2020, n. 150) .

A METODOLOGIA:
Aulas quinzenais on-line – Plataforma Google meet e Youtube.
Observação: A cada módulo, 2 horas on-line e 04 horas de “estudo dirigido”, podendo ser: vídeos, leituras, trabalhos de síntese, etc, a critério do Professor coordenador em consonância com o Assessor convidado para o módulo.

A CARGA HORÁRIA:
34 (trinta e quatro) horas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
A inscrição será possível até o 2º dia de aula online, ou seja, 04 de novembro, às 14:00 h.

INVESTIMENTO E CERTIFICAÇÃO:
– Para os inscritos da Diocese de Foz do Iguaçu, o valor do investimento de R$ 50,00 (cinquenta reais) será subsidiado pela Diocese.
– Para os demais inscritos o investimento será de R$ 50,00 (cinquenta reais).
– Para todo o participante que registrar a presença mínima igual ou superior a 75% das aulas, entregar todos os trabalhos solicitados a cada módulo será enviado, para impressão, em seu endereço eletrônico (E-mail) fornecido por ocasião de sua inscrição, o Certificado de Curso de Extensão Universitária – carga horária 34 horas. Esse com a devida chancela da FAJOPA, IES credenciada junto ao Ministério da Educação do Brasil.

PROFESSOR E COORDENADOR DO CURSO:
Me. Pe. Thiago Faccini Paro – Pedagogo, mestre em Teologia e especialista em Liturgia, Ciência e Cultura pela PUC-SP, em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUC-RS. Colabora com a Igreja do Brasil como assessor do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB e é secretário executivo da Associação dos Liturgistas do Brasil – ASLI. É o autor de diversos livros.

ASSESSORIA ESPECIALIZADA:
Flávia Carla Nascimento: Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), Graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré (2009), Especialista em Pedagogia Catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017), coordenação diocesana da Catequese da Diocese de Ponta Grossa, membra da Equipe de Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora (Diocese de Ponta Grossa), Integrante da Equipe Regional de Animação Bíblico- Catequética (Regional Sul II), professora da pós-graduação para catequistas da faculdade Dehoniana e integrante da Equipe de autores da Coleção Sementes e do Manual para Catequese com Adultos da Diocese de Ponta Grossa (Editora Ave Maria).

DEMAIS ASSESSORES:
Me. Sra. Débora Pupo – Teóloga, mestra em Catequese, Coordenadora de Catequese do Regional Sul II, escritora e colaboradora da Editora Vozes;
Profª Lucimari Caldereiro – Pedagoga – Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica – especialista em Neuropsicopedagogia e Gestão Escolar;
Profª Glades Terezinha Romani – Professora Pedagoga – Especialista em Catequética pela PUC Pr e especialista em Psicopedagogia – Coordenadora da Pastoral Catequética da Diocese de Foz do Iguaçu;
Pe. Edivaldo Donato Bernardo – Teólogo – Especialista em Liturgia e Assessor Diocesano da Pastoral Catequética de Foz do Iguaçu;
Pe. Fabio Augusto Welter – Teólogo – Especialista em Bíblia e Coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Foz do Iguaçu.

Maiores informações: http://www.fajopa.com/index.php/extensao/formacao-para-catequese-com-adultos