Todos os Santos

Por Pe. Aldo Dal Pozzo
Os pescadores sabem: quando lançam as redes no rio, nelas aparecem peixes de todos os tipos. Mas pescador gosta mesmo é de falar dos peixes graúdos! Jesus também fala de peixes, os bons e os ruins… Os bons peixes entram no Reino de Deus (Mateus 13,47-50).
Aliás, se não existisse PARAÍSO, não precisava Jesus ter vindo ao mundo. E se não existisse inferno, também não precisava vir. E se qualquer religião produzisse SANTOS, Cristo não precisava fundar a sua Igreja. E se alguém dissesse que a única Igreja de Cristo não estaria mais existindo, estaria chamando Jesus de falso profeta (cf. Mateus 16,16-18).
Pois é. Acho que ao falar de SANTOS E SANTAS, falamos de todos os santos, “graúdos e miúdos”, mas especialmente dos mais IMPRESSIONANTES. Se alguém acha que todo mundo é santo do mesmo jeito, faça, por exemplo, como o BEATO PADRE DONIZETE TAVARES, aqui do Brasil, e que morreu no dia 16 de junho de 1961. Ele dormia sobre duas tábuas, o travesseiro era um tijolo, e só comia quiabo, e só à noite… E tinha o dom da bilocação, e na Páscoa de 1953, rezou duas missas ao mesmo tempo, no mesmo horário, em cidades diferentes. E foi visto andar na chuva sem se molhar, e até tirou do buraco, com uma simples palavra, um caminhão atolado. E levitava ao dar as bênçãos na Sexta-Feira Santa. E era tão grande a multidão que ia a Tambaú, que aí virava o caos: faltava água e tudo o mais… e, por isso, o então governador de São Paulo, Jânio Quadros, em 1955, proibiu algumas peregrinações.
Há milhares de casos semelhantes na Igreja que existe desde o tempo dos DOZE APÓSTOLOS. Isso também o livro do Apocalipse fala. Por exemplo, no capítulo 21, ao falar da Jerusalém Celeste, repete várias vezes a palavra “doze”.. Sim, lembremos que EXISTE UMA ÚNICA “FÁBRICA” DE SANTOS E SANTAS CONHECIDA. Pelos frutos se conhece a árvore (Lucas 6,43).
E aqui entramos num interminável relato de FENÔMENOS MÍSTICOS (ciência infusa, o dom de falar todas as línguas, profecias, êxtases místicos, viver anos sem nada comer senão a Eucaristia, luzes, esplendores, perfume sobrenatural, bilocação, levitação supra-normal, estigmas com fenômenos supra-normais, atravessar paredes, andar sobre águas… etc. etc. etc.) Isso sem falar das centenas de corpos incorruptos, e dos ainda quentes e que suam, e dos quais mana óleo, etc. etc. etc.
Os fenômenos místicos são uma prova de excepcional santidade.