Segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Com a celebração da sua segunda edição, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos entra na prática pastoral comum das nossas comunidades eclesiais e pretende tornar-se uma tradição. A atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excepcional, mas um fato consolidado na nossa sociedade. O Santo Padre convida-nos a tomar consciência da relevância destes na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar a uma emergência, mas de lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas. Sem contar que, em alguns lugares do mundo – especialmente na Europa e na América do Norte – representam 20% da população.

Torna-se, portanto, imperativa uma mudança de perspectiva nas nossas comunidades, deixando de lado os raciocínios que põem os idosos como pessoas distantes e estranhas de quem devemos nos ocupas. Pelo contrário, devemos habituar-nos a uma atenção pastoral marcada pela ação quotidiana e por uma projeção no longo prazo. Na perspectiva de um engajamento de longa duração, são particularmente interessantes as catequeses que o Santo Padre tem dedicado à velhice. Estas oferecem uma reflexão articulada e inovadora sobre esta fase da vida e podem servir tanto de base ao trabalho pastoral imediato, em preparação ao Dia Mundial deste ano, quanto à programação a longo prazo.

As catequeses e a mensagem do Santo Padre para o Segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos são o cerne do presente kit pastoral e contêm uma rica gama de indicações que poderão ser adotadas, adaptando-as, caso necessário, às diversas realidades eclesiais.

ORAÇÃO PARA A SEGUNDA JORNADA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS

Eu te agradeço, Senhor, pela bênção de uma vida longa
porque, para aqueles que se refugiam em Ti Tu lhes concedes dar frutos.
Perdoa-me, Senhor, minha resignação e desânimo, mas não me abandone
quando minhas forças diminuirem.
Ensina-me a olhar com esperança Para o futuro que me dá a missão que me confia e a cantar seus louvores sem fim.

Faça de mim um verdadeiro artífice
de sua revolução, para orientar amorosamente meus netos
e a todos os pequeninos que em ti se refugiam.
Protege, Senhor, o Papa Francisco e conceda a sua Igreja
livrar o mundo da solidão. Dirige nossos passos no caminho da paz.
Amém!