NOVENA DE PENTECOSTES 2020 – 22 a 30 DE MAIO
Roteiro: Adaptação da novena de Pentecostes composta pela Beata Elena Guerra, acrescentando textos bíblicos com a Leitura Orante.
ORIENTAÇÕES GERAIS
– Confeccionar uma Bandeira do divino.
– Confeccionar um arranjo com sete velas, lembrando os sete dons, e em cada vela escrever o nome do dom.
1º DIA – 22 DE MAIO (SEXTA)
ORAÇÃO INICIAL
Canto: Vem, Espírito Santo, vem. Vem iluminar (2x)
1. Nossos caminhos, vem iluminar! Nossas ideias, vem iluminar!
Nossas angústias, vem iluminar! As incertezas, vem iluminar
2. Toda a Igreja, vem iluminar! A nossa vida, vem iluminar!
Nossas famílias, vem iluminar! Toda a terra, vem iluminar!
Oração: Vinde Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!
Anim.: Iniciemos nossa primeira novena em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
RITOS INICIAIS
Anim. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 a 2023, no número 153, nos estimulam a “experiências concretas da vida eclesial a partir da dimensão do relacionamento fraterno (At 2,4-5), diante de um contexto de forte individualização e consumo, inclusive religioso”. Pentecostes é partilha na fração do pão.
(Colocar um pão no pequeno altar – para serem partilhado no final da celebração – e junto com ele alguns alimentos que serão levados à comunidade para partilha.)
Canto: Onde o amor e a caridade, Deus aí está. (2x)
Anim. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 a 2023, no número 154, nos incentivam a “iniciativas ecumênicas de encontros fraternos e de formação bíblica em nossas comunidades”. Hoje, junto à novena de Pentecostes, temos a semana de oração pela Unidade Cristã, com o tema “Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum” (At 27,18-28,10). Diante das migrações pelo mundo, nos convida a resgatarmos a necessidade cristã da acolhida aos migrantes e refugiados. Desejamos que o amor e o respeito que vamos demonstrar uns com os outros nesta semana ao orarmos pela unidade cristã nos acompanhem durante o ano inteiro.
(Colocar a cruz no altar)
Canto: Seu nome é Jesus Cristo e é todo homem. E vive neste mundo ou quer viver.
Pois pra Ele não existem mais fronteiras. Só quer fazer de todos nós irmãos
Entre nós está e não O conhecemos. Entre nós está e nós O desprezamos (2x)
Ou
Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está (2x)
Anim. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 a 2023, no número 156, nos sugerem “priorizar as pequenas comunidades eclesiais (CEBs), ao redor da Bíblia, como fruto imediato da visitação missionária. Para tanto é fundamental a formação de lideranças leigas que possam coordenar, com espírito de mobilização e de oração, essas comunidades”. Acolhamos os coordenadores dos diversos grupos de nossa comunidade, pedindo que o Espírito Santo, faça de nossos grupos uma verdadeira comunidade eclesial missionária.
(Acender uma vela grande)
Canto: Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de amor! Vem a nós! Traz à Igreja um novo vigor! (bis)
1 – Presente no início do mundo, presente na criação. Do nada geraste a vida. Que a vida não sofra no irmão.
2 – Presença de força aos profetas que falam sem nada temer. Contigo sustentam o povo na luta que vão empreender.
Acolhida
Ato penitencial
P. Perdoai-nos, Senhor, por erros passados, desconfianças e condutas erradas entre cristãos de diferentes Igrejas e tradições.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por permanecer na escuridão em vez de procurar o caminho da Luz, pois vós, Senhor, sois a única Luz verdadeira.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por nossa falta de fé e por nossa falha em sermos pessoas de expectativa esperançosa e autêntica caridade.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por termos causado dor, dificuldades e angústia para outros.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por nos isolarmos e permanecermos indiferentes, em vez de mostrar hospitalidade para todos, especialmente estranhos e refugiados.
T. Senhor, tende piedade!
P. Deus, todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nossa conduza a vida eterna.
T. Amém
Liturgia da Palavra
1ª. Leitura At 18, 9-18
Salmo: 46 (47), 2-3. 4-5. 6-7 (Refrão 8a.)
Evangelho: Jo 16,20-23a
Homilia ou reflexão (pode ser lido ou apresentar as principais ideias)
Meditações (Beata Elena Guerra) – As ações do Espírito Santo em nossas almas
Essa belíssima e nobre criatura que é a alma humana, criada pela paterna Mão de Deus, foi pelo Eterno Amor enriquecida das mais eleitas virtudes; que nela produz seus frutos, graças à ação vivificante do mesmo Amor que é o Espírito Santo.
As ações deste Divino Espírito nas almas são admiráveis, e quanto mais as contemplamos, tanto mais nos enchemos de maravilha e de consolação. Inacessível por sua natureza, o Espírito Santo se torna acessível por sua infinita bondade, sobretudo para as almas que O desejam, e a elas se comunica de modo inexplicável. Ele as enche de Si, e as faz sentir Sua presença com luzes, inspirações, confortos graças de todas as maneiras. E por mais que seja simples na sua essência, é variado e múltiplo nos seus efeitos. E na obra da santificação das almas, pode-se afirmar que o Espírito Santo é tudo em todos.
Este dogma da inefável operação do Espírito Santo na alma do cristão mostra claramente uma verdade que eleva a uma dignidade incompreensível: Eis uma expressão desta verdade. “Um Deus se ocupa de mim. Um Deus se preocupa em me fazer o bem. O desejo pela minha perfeição é a sua predileta ocupação! Ele trabalha em mim, pensa sempre em mim, não cessa de trabalhar por mim!”. E por que tudo isso? Porque me ama e me ama infinitamente! Por quê? Porque eu sou uma feliz criatura dos eternos e amorosos cuidados de Deus!
Se esta verdade fosse por ti bem considerada e bem entendida, que mais te importaria, ó alma cristã, das coisas da terra? Tu, tão amada por Deus, como poderia não aproveitar Seus afetos, desperdiçando-os pelos bens desta terra? Ah, se conhecesses a ti mesma e Aquele que opera em ti, estarias morta para o mundo e o mundo estaria morto para ti, e viverias desde agora toda em Deus!
PRECES
P. Com Maria e os apóstolos, invoquemos a vinda do Espírito Santo. Após cada pedido, cantemos.
Canto: Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.
L. Renova, Senhor, a tua Igreja, na força do Evangelho e torna-a capaz de acolher, na ternura do teu Espírito, todas as pessoas que te procuram.
L. Faze, Senhor, que acabem as incompreensões e preconceitos entre cristãos, e cresçamos na unidade.
L. Fortalece em tua Igreja o serviço dos pobres e faze crescer entre nós o ministério da reconciliação.
L. Ilumina-nos para que sempre saibamos as razões de nossa fé e sejamos vigilantes à espera do dia luminoso da tua vinda.
Preces da comunidade…
P. Dá, ó Senhor, a todas as religiões a graça da comunhão em ti e, às Igrejas cristãs, a unidade visível em torno da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Rito de Comunhão
(Partilhar o pão em família)
Oração Final
Anim. Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas.
T. Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir desta consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Rezar as seguintes orações:
Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai
Oração a Maria (do Papa Francisco para este tempo de Pandemia)
Ó Maria, Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho como um sinal de salvação e de esperança. Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos, que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus, mantendo firme a vossa fé.
Vós, Salvação do Povo Romano, sabeis do que precisamos e temos a certeza de que no-lo providenciareis para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois desta provação.
Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos com a vontade do Pai e a fazer aquilo que nos disser Jesus, que assumiu sobre Si as nossas enfermidades e carregou as nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da ressurreição. Amém.
À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
Canto: Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de amor! Vem a nós! Traz à Igreja um novo vigor! (bis)
Canto do Espírito Santo – Vem, Espírito Criador! (Veni Creator Spiritus!)
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!
T.: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Anim. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
T.: Para sempre seja Louvado!
ATENÇÃO AOS SÍMBOLOS QUE PRECISAM SER PREPARADOS
ORIENTAÇÕES GERAIS
– Confeccionar uma Bandeira do divino.
– Confeccionar um arranjo com sete velas, lembrando os sete dons, e em cada vela escrever o nome do dom.
(Colocar um pão no pequeno altar – para serem partilhado no final da celebração – e junto com ele alguns alimentos que serão levados à comunidade para partilha.)
(Colocar a cruz no altar)
(Acender uma vela grande)
* As sete velas com os dons serão acendidas a cada dia quando rezarmos sobre cada um dos dons.
invoicefactorings.net These platforms have revolutionized the way people earn money
smarticpro ltd london seo hotel web sites design and rest in the time