Novena de Pentecostes 2020- 1º dia – 22 de maio

NOVENA DE PENTECOSTES 2020 – 22 a 30 DE MAIO
Roteiro: Adaptação da novena de Pentecostes composta pela Beata Elena Guerra, acrescentando textos bíblicos com a Leitura Orante.

ORIENTAÇÕES GERAIS
– Confeccionar uma Bandeira do divino.
– Confeccionar um arranjo com sete velas, lembrando os sete dons, e em cada vela escrever o nome do dom.

1º DIA – 22 DE MAIO (SEXTA)

ORAÇÃO INICIAL
Canto: Vem, Espírito Santo, vem. Vem iluminar (2x)
1. Nossos caminhos, vem iluminar! Nossas ideias, vem iluminar!
Nossas angústias, vem iluminar! As incertezas, vem iluminar
2. Toda a Igreja, vem iluminar! A nossa vida, vem iluminar!
Nossas famílias, vem iluminar! Toda a terra, vem iluminar!

Oração: Vinde Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

Anim.: Iniciemos nossa primeira novena em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
RITOS INICIAIS
Anim. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 a 2023, no número 153, nos estimulam a “experiências concretas da vida eclesial a partir da dimensão do relacionamento fraterno (At 2,4-5), diante de um contexto de forte individualização e consumo, inclusive religioso”. Pentecostes é partilha na fração do pão.
(Colocar um pão no pequeno altar – para serem partilhado no final da celebração – e junto com ele alguns alimentos que serão levados à comunidade para partilha.)

Canto: Onde o amor e a caridade, Deus aí está. (2x)
Anim. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 a 2023, no número 154, nos incentivam a “iniciativas ecumênicas de encontros fraternos e de formação bíblica em nossas comunidades”. Hoje, junto à novena de Pentecostes, temos a semana de oração pela Unidade Cristã, com o tema “Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum” (At 27,18-28,10). Diante das migrações pelo mundo, nos convida a resgatarmos a necessidade cristã da acolhida aos migrantes e refugiados. Desejamos que o amor e o respeito que vamos demonstrar uns com os outros nesta semana ao orarmos pela unidade cristã nos acompanhem durante o ano inteiro.
(Colocar a cruz no altar)
Canto: Seu nome é Jesus Cristo e é todo homem. E vive neste mundo ou quer viver.
Pois pra Ele não existem mais fronteiras. Só quer fazer de todos nós irmãos
Entre nós está e não O conhecemos. Entre nós está e nós O desprezamos (2x)

Ou
Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está (2x)

Anim. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 a 2023, no número 156, nos sugerem “priorizar as pequenas comunidades eclesiais (CEBs), ao redor da Bíblia, como fruto imediato da visitação missionária. Para tanto é fundamental a formação de lideranças leigas que possam coordenar, com espírito de mobilização e de oração, essas comunidades”. Acolhamos os coordenadores dos diversos grupos de nossa comunidade, pedindo que o Espírito Santo, faça de nossos grupos uma verdadeira comunidade eclesial missionária.
(Acender uma vela grande)

Canto: Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de amor! Vem a nós! Traz à Igreja um novo vigor! (bis)
1 – Presente no início do mundo, presente na criação. Do nada geraste a vida. Que a vida não sofra no irmão.
2 – Presença de força aos profetas que falam sem nada temer. Contigo sustentam o povo na luta que vão empreender.

Acolhida
Ato penitencial
P. Perdoai-nos, Senhor, por erros passados, desconfianças e condutas erradas entre cristãos de diferentes Igrejas e tradições.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por permanecer na escuridão em vez de procurar o caminho da Luz, pois vós, Senhor, sois a única Luz verdadeira.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por nossa falta de fé e por nossa falha em sermos pessoas de expectativa esperançosa e autêntica caridade.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por termos causado dor, dificuldades e angústia para outros.
T. Senhor, tende piedade!
P. Perdoai-nos, Senhor, por nos isolarmos e permanecermos indiferentes, em vez de mostrar hospitalidade para todos, especialmente estranhos e refugiados.
T. Senhor, tende piedade!
P. Deus, todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nossa conduza a vida eterna.
T. Amém

Liturgia da Palavra
1ª. Leitura At 18, 9-18
Salmo: 46 (47), 2-3. 4-5. 6-7 (Refrão 8a.)
Evangelho: Jo 16,20-23a

Homilia ou reflexão (pode ser lido ou apresentar as principais ideias)

Meditações (Beata Elena Guerra) – As ações do Espírito Santo em nossas almas
Essa belíssima e nobre criatura que é a alma humana, criada pela paterna Mão de Deus, foi pelo Eterno Amor enriquecida das mais eleitas virtudes; que nela produz seus frutos, graças à ação vivificante do mesmo Amor que é o Espírito Santo.
As ações deste Divino Espírito nas almas são admiráveis, e quanto mais as contemplamos, tanto mais nos enchemos de maravilha e de consolação. Inacessível por sua natureza, o Espírito Santo se torna acessível por sua infinita bondade, sobretudo para as almas que O desejam, e a elas se comunica de modo inexplicável. Ele as enche de Si, e as faz sentir Sua presença com luzes, inspirações, confortos graças de todas as maneiras. E por mais que seja simples na sua essência, é variado e múltiplo nos seus efeitos. E na obra da santificação das almas, pode-se afirmar que o Espírito Santo é tudo em todos.
Este dogma da inefável operação do Espírito Santo na alma do cristão mostra claramente uma verdade que eleva a uma dignidade incompreensível: Eis uma expressão desta verdade. “Um Deus se ocupa de mim. Um Deus se preocupa em me fazer o bem. O desejo pela minha perfeição é a sua predileta ocupação! Ele trabalha em mim, pensa sempre em mim, não cessa de trabalhar por mim!”. E por que tudo isso? Porque me ama e me ama infinitamente! Por quê? Porque eu sou uma feliz criatura dos eternos e amorosos cuidados de Deus!
Se esta verdade fosse por ti bem considerada e bem entendida, que mais te importaria, ó alma cristã, das coisas da terra? Tu, tão amada por Deus, como poderia não aproveitar Seus afetos, desperdiçando-os pelos bens desta terra? Ah, se conhecesses a ti mesma e Aquele que opera em ti, estarias morta para o mundo e o mundo estaria morto para ti, e viverias desde agora toda em Deus!
PRECES
P. Com Maria e os apóstolos, invoquemos a vinda do Espírito Santo. Após cada pedido, cantemos.
Canto: Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.
L. Renova, Senhor, a tua Igreja, na força do Evangelho e torna-a capaz de acolher, na ternura do teu Espírito, todas as pessoas que te procuram.
L. Faze, Senhor, que acabem as incompreensões e preconceitos entre cristãos, e cresçamos na unidade.
L. Fortalece em tua Igreja o serviço dos pobres e faze crescer entre nós o ministério da reconciliação.
L. Ilumina-nos para que sempre saibamos as razões de nossa fé e sejamos vigilantes à espera do dia luminoso da tua vinda.
Preces da comunidade…
P. Dá, ó Senhor, a todas as religiões a graça da comunhão em ti e, às Igrejas cristãs, a unidade visível em torno da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Rito de Comunhão
(Partilhar o pão em família)
Oração Final
Anim. Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas.
T. Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir desta consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Rezar as seguintes orações:
Pai Nosso
Ave Maria
Glória ao Pai

Oração a Maria (do Papa Francisco para este tempo de Pandemia)
Ó Maria, Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho como um sinal de salvação e de esperança. Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos, que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus, mantendo firme a vossa fé.
Vós, Salvação do Povo Romano, sabeis do que precisamos e temos a certeza de que no-lo providenciareis para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois desta provação.
Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos com a vontade do Pai e a fazer aquilo que nos disser Jesus, que assumiu sobre Si as nossas enfermidades e carregou as nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da ressurreição. Amém.
À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Canto: Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de amor! Vem a nós! Traz à Igreja um novo vigor! (bis)

Canto do Espírito Santo – Vem, Espírito Criador! (Veni Creator Spiritus!)
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

T.: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Anim. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
T.: Para sempre seja Louvado!

ATENÇÃO AOS SÍMBOLOS QUE PRECISAM SER PREPARADOS

ORIENTAÇÕES GERAIS
– Confeccionar uma Bandeira do divino.
– Confeccionar um arranjo com sete velas, lembrando os sete dons, e em cada vela escrever o nome do dom.

(Colocar um pão no pequeno altar – para serem partilhado no final da celebração – e junto com ele alguns alimentos que serão levados à comunidade para partilha.)
(Colocar a cruz no altar)
(Acender uma vela grande)
* As sete velas com os dons serão acendidas a cada dia quando rezarmos sobre cada um dos dons.

3 comentários em “Novena de Pentecostes 2020- 1º dia – 22 de maio

  1. Wow, superb blog structure! How long have you ever been blogging for?
    you make running a blog look easy. The whole look of your website is fantastic, let alone the content!
    You can see similar here sklep internetowy

Deixe um comentário