ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA PAROQUIAL FORMAÇÃO CATEQUISTAS INICIANTES BOM PASTOR

Texto, modelo, estrutura e estilo aprovado na 44ª Assembleia Diocesana de Ação Evangelizadora no dia 22 de outubro de 2022 e que passa a ser a referência a partir desse dia

 

1. Introdução

Assim como a vida é um aprendizado contínuo, a formação do catequista é fundamental na ação evangelizadora da Igreja, pois a catequese é um processo permanente de educação da fé, frente aos desafios da formação do cristão que vive e atua na sociedade neste tempo de profundas mudanças. Para tanto, a Equipe Diocesana de Catequese apresenta o Projeto de uma Escola Bíblico-catequética Paroquial para Catequistas Iniciantes, visando capacitar catequistas que atendam às exigências da missão em cada uma de suas paróquias e comunidades buscando preservar a unidade da caminhada da catequese enquanto Igreja Particular de Foz do Iguaçu.

 

2. FUNDAMENTAÇÃO PASTORAL

  1. Dar unidade eclesial na formação dos catequistas iniciantes;
  2. É um projeto pastoral e não acadêmico;
  3. Envolver todos os responsáveis pela catequese no compromisso e preocupação com o processo formativo dos novos catequistas;
  4. Apresentar como Diocese um roteiro assumido e pensado de forma e aplicável;
  5. Dar clareza e nomear as responsabilidades de cada instância: Equipe Diocesana de Catequese, párocos/vigários/administradores paroquiais, equipes paroquiais;

 

3. Fundamentação teórica

A fundamentação teórica do Projeto de Formação de Catequistas Iniciantes da Diocese de Foz do Iguaçu está alicerçada no “Diretório para a Catequese”, nn. 130-132; 135-150 (2020).

 

  1. Critérios para a formação

A formação dos catequistas exige critérios específicos, uma vez que é necessário formar catequistas para a evangelização no mundo atual, sendo necessário harmonizar, com sabedoria, a devida atenção para com as pessoas e as verdades da fé, como também para com o crescimento pessoal e a dimensão comunitária, o cuidado com as dinâmicas espirituais e a dedicação ao compromisso com o bem comum. Destacando-se:

  1. Espiritualidade missionária e evangelizadora;
  2. Catequese como formação integral;
  3. Estilo de acompanhamento;
  4. Coerência entre os estilos formativos;
  5. Perspectiva da auto afirmação como pessoa e dócil à graça e aos sinais dos tempos;
  6. Dinâmica do laboratório no contexto de grupo, como prática formativa;

 

  1. Objetivos e finalidades da formação

Objetivo geral: Promover a formação de catequistas iniciantes tornando-os discípulos missionários através da leitura Orante da Palavra de Deus, Tradição e Magistério da Igreja, capazes de catequizar nesta sociedade plural de cultura urbana, levando-a à conversão na fé e adesão a Jesus Cristo (DNC nn. 254-255).

5.1 Objetivos específicos: (Diretório Nacional de Catequese, nn. 254-255)

  1. Favorecer a cada catequista o seu próprio crescimento e realização, acolhendo a proposta de Deus e sentindo-se pertencente a uma comunidade;
  2. Capacitar os catequistas como comunicadores e no uso adequado dos meios de comunicação (jornal, TV, internet, rádio etc.), a fim de que “saibam transmitir o Evangelho com convicção e autenticidade, para que esta Palavra viva se torne luz e fermento em meio à sociedade atual” (DGC 237);
  3. Preparar os catequistas para desenvolver as tarefas de iniciação, de educação, e de ensino, e para que sejam autênticos mistagogos da fé;
  4. Ajudar na busca de maior maturidade na fé, conscientizando para a importância de uma clara identidade cristã;
  5. Mostrar quem é Jesus Cristo: sua Vida, seu Ministério, e apresentar a fé cristã como seguimento da sua pessoa” (DGC 41);
  6. Desenvolver uma educação da fé que ajude a fazer a inculturação da mensagem e a compreender as aspirações humanas dos interlocutores da catequese;
  7. Dar condições para que o trabalho dos catequistas desenvolva a dimensão ecumênica e o diálogo inter-religioso, com plena fidelidade à doutrina da Igreja.

 

  1. justificativas

Queremos preparar um:

  1. catequista consciente do seu chamado e da sua missão;
  2. catequista membro de uma comunidade e por isso vive o compromisso de ajudar a todos a terem a mesma consciência;
  3. catequista que conhece e ama a Jesus Cristo, a Bíblia e a Igreja;
  4. catequista capacitado para a missão;
  5. catequista como testemunha alegre de sua fé;
  6. catequista formado dentro da sua comunidade;

 

  1. Critérios para escolha de catequista

Ao convidar a pessoa para exercer a missão de catequista na comunidade deve-se observar os seguintes critérios:

  1. Tenha recebido os Sacramentos da Iniciação Cristã;
  2. Tenha Quinze anos completos para ser enviado;
  3. Participante da Celebração dominical e acolha a doutrina, o ensinamento moral e as orientações do Papa e da Igreja;
  4. Esteja comprometida com a comunidade, participando das atividades e contribuindo com o dízimo;
  5. Tenha uma boa formação humana: equilíbrio psicológico, facilidade de trabalhar em grupo, bom relacionamento com os outros, dedicação, comunicação e criatividade;
  6. Tenha firme vontade de servir a Deus e disponibilidade para participar da formação oferecida pela Paróquia;
  7. Concorde com o processo de Iniciação à Vida Cristã em estilo catecumenal da Diocese de Foz do Iguaçu e abrace as diretrizes e orientações no exercício da catequese;
  8. Leve uma vida familiar e pessoal de acordo com a fé e os preceitos da Igreja;

Observação: Quanto ao convite aos candidatos a catequistas, este deve ser realizado através de convite pessoal pelos párocos, catequistas introdutores, administradores paroquiais, vigários, diáconos, pastoral catequética (coordenação e catequistas). Compete ao pároco, administrador paroquial ou vigário, discernir quanto a aprovação dos candidatos à Escola de Formação para Catequistas Iniciantes.

 

  1. Perfil do catequista (Diretório Nacional de Catequese (DNC, 2005), nn. 261 – 268)

O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado, olhando para Jesus, modelo de Mestre, de servidor e de catequista. Sendo fiel a esse modelo, é importante desenvolver as diversas dimensões: ser, saber, saber fazer em comunidade (DGC 238ss).

 

  1. Catequistas Introdutores para acompanhamento do candidato a catequista

Conforme documento “Formação Inicial de Catequistas – Orientação” Quanto a Inspiração catecumenal para a formação de catequistas, sugere-se que em cada paróquia, catequistas de caminhada se disponibilizem ao serviço de introdutores das pessoas que desejam assumir a catequese. O introdutor acompanhará o candidato a catequista durante o período de formação, através de momentos de conversas informais, encontros orantes e celebrativos. O introdutor abastecido do amor pela sua vocação à catequese auxilia o candidato a catequista a se tornar discípulo missionário e se apropriar do dom de anunciar Jesus Cristo. (CNBB/Regional Sul II, 2011).

 

  1. Metodologia
  • A Formação se dará em encontros presenciais, organizados pela Pastoral Catequética das Paróquias, obedecendo ao Projeto Diocesano para as Escolas Paroquiais Bíblico-catequéticas, com no mínimo 60 horas aula (divididas entre os encontros presenciais e as atividades extras e de leitura individual);
  • Encontros presenciais de no mínimo 03 horas (mínimo de 10 encontros), com organização de cada paróquia, e se necessário a assessoria da Diocese. As demais horas (30 horas/aula) distribuídas entre os retiros, leituras dirigidas, trabalhos de grupo e oficinas vivenciais (espiritual, pedagógica).
  • A sequência dos conteúdos e das atividades deve ser respeitada visando uma formação programática e sequencial, pois a formação acontece num processo de inspiração catecumenal.
  • Um itinerário de vida cristã que concilia formação e vivência nas celebração dos próprios Ritos de Passagem, pois ele também vai fazendo a experiência de se formar em e para a comunidade (momento de reflexão – retiro, participação da Celebração na comunidade, onde se faz a entrega dos símbolos pelo Pároco e ou vigário paroquial, e ou diácono ou ainda Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão);
  • Todos os conteúdos das disciplinas obedecerão ao critério estabelecido pelo Projeto Diocesano (quanto às horas aulas e a forma de serem ministrados) e terão trabalhos complementares de leitura, vídeos, pesquisas, e ritos de entrega etc., de acordo com a natureza e finalidade de cada conteúdo;
  • Todos os candidatos que atingirem um aproveitamento mínimo de 75%, considerando participação presencial e atividades complementares, receberão o envio dado pelo Bispo Diocesana em Celebração Solene no final do ano e posterior apresentação em sua paróquia;
  • A dinâmica e metodologia das aulas, bem como o estudo dirigido, são de responsabilidade do Catequista Formador de cada conteúdo;

 

  1. Formadores

Os Catequistas Formadores para cada conteúdo a ser trabalhado, deverão ser preferencialmente sacerdotes, diáconos, seminaristas, irmãs e irmãos religiosos, leigos especialistas nas áreas humanas e sociais, formados pela Escola Diocesana Bíblico-catequética, ou pós-graduados em Catequese, etc. e ou com formação acadêmica ou pastoral específica.

 

  1. As dimensões da formação – conteúdo e cronograma

A formação do catequista contém diversas dimensões. A mais profunda se refere ao ser catequista, antes mesmo de ter o papel de catequista. A formação realmente o ajuda a amadurecer como pessoa, como fiel e como apóstolo. Essa dimensão é hoje também traduzida na capacidade de saber ser com o que revela como a identidade pessoal é sempre uma identidade relacional. Além disso, para que o catequista desempenhe sua atividade adequadamente, a formação deverá se atentar à dimensão do SABER, que implica uma dupla fidelidade: à mensagem e à pessoa no contexto em que vive. Por fim, sendo a catequese um ato comunicativo e educativo, a formação não negligenciará a dimensão do SABER FAZER formando o catequista para crescer como educador e comunicador.

Para trabalhar os temas da ementa abaixo relacionada, sugerimos algumas possibilidades:

  1. Que a Paróquia escolha os formadores de acordo com os critérios nominados em cada conteúdo;
  2. Se na Paróquia não houver pessoas que atendam o critério, a coordenação diocesana coloca-se à disposição para ajudar escolher;
  3. Algumas encontros formativos poderão ser feitos de forma híbrida juntando algumas paróquias no mesmo dia com um formador sugerido pela Equipe de Coordenação Diocesana;
  4. A escola poderá ser organizada por duas ou mais paróquias próximas;
  5. O critério de organização dos encontros formativos abaixo segue a avaliação dos dois anos de trabalho online e as diretrizes dos documentos da Igreja;

 

 

12.1 SER E SABER SER COM: maturidade humana, cristã e consciência missionária

EMENTA: Retiro Quaresmal; Leitura Orante do Evangelho do Domingo; mergulho no mistério de Deus; encontro com o Senhor; encontro consigo mesmo; processo de conversão; vocação do(a) catequista; catequista discípulo missionário.

 

1º ENCONTRO (4 h/a)

12.1.1 Conteúdos da Dimensão do Ser

  • VOCAÇÃO DO CATEQUISTA: Acolhida, Apresentação do Projeto, Reflexão, Vocação do catequista;

COMO: Retiro querigmático com Leitura orante de 4 h/a (presencial)

ASSESSOR: Esteja acompanhando e presente no processo catequético diocesano (pós graduação, reuniões e formações das equipes paroquias, etc…)

ENCERRAMENTO COM RITO DE ENTREGA DA IMAGEM DO BOM PASTOR NA CELEBRAÇÃO DA COMUNIDADE; (em anexo)

 

  • Jesus Cristo: Humanidade em Cristo: quaresma, caminho catecumenal; Catequista: discípulo missionário;
  • Jesus manifesta a glória do Pai – Catequista: chamado a mergulhar no mistério de Deus;
  • Cruz de Cristo – Catequista: zelo pelo templo do Senhor (corpo, família, comunidade…);
  • Jesus, sinal de Salvação – Catequista: pessoa de fé, processo de convertido;
  • Jesus, sacrifício da eterna aliança – Catequista: missionário pelo testemunho (martírio);
  • Jesus e o Mistério Páscoa – Catequista: celebra a Páscoa anual e Páscoa semanal – domingo;

Encontros de 1h a cada semana da quaresma (extra)

 

12.2 SABER: formação bíblico-teológica e conhecimento da pessoa humana e do contexto social

 

12.2.1 Conteúdos da Dimensão do Saber

2º ENCONTRO (3 h/a)

EMENTA: Bíblia: revelação de Deus (CIC 38); Bíblia fonte da Catequese (DPC 90, 91 e 92); Bíblia, o Livro por excelência do Catequista – objetivos do uso da Bíblia na Catequese (DNC 108 a 117);

  • A Espiritualidade Bíblica do Catequista;
  • Bíblia 1: Introdução à Sagrada Escritura

EMENTA: Como nasceu a Bíblia na história da salvação de um Deus vivo e amoroso; Questões práticas: livros, citações, nomes, abreviações, divisões; etc. ***Leitura dirigida da Dei Verbum.

RITO DE ENTREGA DA BÍBLIA NA CELEBRAÇÃO DA COMUNIDADE (em anexo)

2h de leitura indicada pelo assessor do encontro

 

3º ENCONTRO (3 h/a)

  • Bíblia 2: Pentateuco

EMENTA: O livro do Gênesis na história da Salvação (Gn 1 – 11); êxodo, com ênfase em Moisés e a libertação do Povo Hebreu (passagem do mar vermelho e instituição da celebração da Páscoa) e; ênfase nas grandes Alianças através dos Patriarcas (a Lei e as promessas na constituição do povo de Deus).

  • Bíblia 3: Livros históricos, sapienciais e proféticos

EMENTA: Deus se manifesta na história do Povo de Deus; História de Israel; a sabedoria de Deus na sabedoria do homem; os profetas: oráculo do Senhor para a conduta do povo escolhido.

2h de leitura indicada pelo assessor do encontro

 

4º ENCONTRO (3 h/a)

  • Bíblia 4: Evangelhos e atos dos apóstolos

EMENTA: Jesus e o Mistério do Reino de Deus (encarnação, vida pública, perseguição, paixão, morte e ressurreição); títulos de Jesus; discipulado e missionariedade; Jesus revela o Pai e promete o Espírito Santo; Pentecostes e o início da Igreja (Ato dos Apóstolo: retrato da primeira comunidade);

3h de leitura indicada pelo assessor do encontro

 

5º ENCONTRO (3 h/a)

  • Bíblia 5: Cartas Paulinas, Apostólicas e Apocalipse

EMENTA: Paulo: conversão, missão e catequese pelas cartas; cartas apostólicas e o aprofundamento da fé vivida e celebrada e; apocalipse: contexto de perseguição aos primeiros cristãos e anúncio profético de vitória em Cristo. (2h de leitura indicada pelo assessor do encontro)

 

6º ENCONTRO (3 h/a)

  • Documentos da Igreja – Introdução geral à Eclesiologia

EMENTA: Introdução geral a Eclesiologia: conceito de Igreja Povo de Deus hierarquicamente organizada a partir do Concílio Vaticano II; as prioridades e urgências para formar discípulos missionários a partir do Documento de Aparecida; Documento 107, CNBB; DGAE CNBB e 14º. Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Foz do Iguaçu. ***Leitura dirigida da Lumen Gentium.

EMENTA:  Catequista professa a sua fé na Igreja pela sua vida; busca a conversão diária para ser sal da terra e luz do mundo no dia a dia da sua vida.

  • MARIA DISCÍPULA MISSIONÁRIA: “Faça-se em mim a Vossa Palavra”

EMENTA: Maria Mãe de Deus e da Igreja; discípula de Jesus seu Filho; primeira catequista; modelo e inspiração do Catequista.

  • ECLESIOLOGIA – Espiritualidade Eclesial do Catequista: “A Igreja sou eu”

EMENTA: O catequista é Igreja e fala em nome da Igreja; está no mundo, atua no mundo, mas é cidadão do Reino de Deus.

RITO DE ENTREGA DO CATECISMO NA CELEBRAÇÃO DA COMUNIDADE (em anexo)

3h de leitura indicada pelo assessor do encontro

 

7º ENCONTRO (3 h/a)

  • Catecismo da Igreja Católica 1 – Profissão de fé

EMENTA: A vida em Deus Uno e Trino manifestada no mundo e pela Igreja; o cristão professa a fé e testemunha com sua vida;

  • Catecismo da Igreja Católica 2 – Liturgia

EMENTA: Liturgia: celebração do Mistério Pascal; ano litúrgico e celebração dos sacramentos. ***Estudo dirigido da Sacrossanctum Concilium;

3h de leitura indicada pelo assessor do encontro

 

8º ENCONTRO (3 h/a)

  • Catecismo da Igreja Católica 3 – 10 mandamentos e Bem-aventuranças

EMENTA: Os 10 mandamentos e a moral (o que é moral?); Bem aventuranças e moral social; Consciência moral x pecado; Questões éticas e morais relevantes hoje. ***Leitura dirigida da “Amoris Laetitia”

  • Catecismo da Igreja Católica 4 – Vida de oração

EMENTA: A importância da oração na vida do Povo; Jesus nos ensina a rezar; a Igreja nos apresenta fórmulas de oração e a Introdução à leitura orante da Bíblia.

  • TESTEMUNHO: FÉ e VIDA: “Eu creio Senhor, mas aumentai a minha fé”

RITO DE ENTREGA DO CREIO NA CELEBRAÇÃO DA COMUNIDADE (em anexo)

3h de leitura indicada pelo assessor do encontro

 

12.3 SABER FAZER: formação pedagógica e metodológica

9º ENCONTRO (3 h/a)

10.3.1 Conteúdos da Dimensão do Saber

  • Metodologia da catequese 1 – Relação conteúdo e método

EMENTA: A experiência humana na graça de Deus; o texto e o contexto; os encontros catequéticos e a Linguagem;

  • Metodologia da catequese 2 – Psicologia das idades;
  • Metodologia da catequese 3 – Catequese com Inspiração catecumenal;

EMENTA: Querigma e mistagogia; o espaço catequético é espaço sagrado e celebrativo; Liturgia e catequese: ano litúrgico; catequese vivencial.

3h de leitura indicada pelo assessor do encontro

10º ENCONTRO (3 h/a)

  • Metodologia da catequese 4 – Subsídio e Manuais de Catequese

EMENTA: Catequese sequencial e sistematizada; Manual Crescer em Comunhão: plano geral, metodologia dos encontros, celebrações com a família e ritos de passagem.

3h de leitura indicada pelo assessor do encontro

 

  • CELEBRAÇÃO DE ENVIO (Diocesano)

EMENTA: Celebração de conclusão do processo formativo;

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BÍBLIA.  Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

Documentos do Concílio Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1966.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Paulinas, Loyola, Ave-Maria, 1993.

CNBB. Diretório Nacional de Catequese. DOCUMENTOS DA CNBB – 84. Paulinas ou Edições CNBB, 2006.

______. REGIONAL SUL II. Animação Bíblico-Catequética. Projeto – Formação inicial de Catequistas. Curitiba, 2011.

______. Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Diretório para a catequese. Brasília: Edições CNBB, 2020.