A ORDEM DAS CELEBRAÇÕES DE ENTREGA NA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Documento aprovado na 44ª Assembleia Diocesana de Ação Evangelizadora no dia 22 de outubro de 2022 e que passa a ser a referência a partir desse dia.

No processo de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal os ritos de entrega estão sendo inseridos em nossa Diocese para que os catequizandos e sua família vivam o tempo de catequese como verdadeira inserção na comunidade. As entregas são gestos que significam como a comunidade de fé vai acompanhando o crescimento espiritual de seus filhos e filhas, numa verdadeira pedagogia catecumenal.

A Diocese de Foz do Iguaçu fez a opção pelo livro “Crescer em Comunhão” como o subsídio catequético oficial. A sugestão da forma, da época e do local que o rito de entrega acontece é também seguindo o modelo do nosso subsídio, que foi atualizado e remodelado. Os ritos estão inseridos na sequência dos encontros em cada etapa e se integram dentro da caminhada catequética, dos conteúdos e experiências que vão sendo vivenciados.

No livro do catequista encontramos as instruções de preparação e celebração do rito, de forma simples, prática e vivencial. É a comunidade na pessoa do presidente da celebração que acolhe, entrega e confia os principais elementos da vida cristã para uma verdadeira iniciação nos mistérios da fé. Preferencialmente que seja numa celebração Eucarística, e onde não for possível, a entrega seja feita pelos MESC na celebração da Palavra Dominical.

Nossa Diocese aprovou o início do ano catequético no 1º Domingo do Advento. Diante disso é sugerido que os encontros no tempo do advento sejam preparados para introduzir os catequizandos no mistério litúrgico do Advento e Natal.

É comum nas paróquias um tempo de recesso até meados de fevereiro quando retornam os encontros. Nessa retomada, os catequistas ajudam os catequizandos a vivenciar o mistério quaresmal e preparação para Páscoa através do material oferecido pela CNBB para a Campanha da Fraternidade, com retiros, celebrações penitenciais e encontros sobre a temática.

O início da utilização do livro Crescer em Comunhão acontece, em geral, após a Páscoa. Com esses pressupostos, é fundamental que a Equipe de Coordenação Paroquial e os padres façam juntos o planejamento das datas das entregas para marcar na agenda da paróquia, para que a família e a comunidade tenham presentes essas datas importantes da vida de seus filhos. O planejamento segue o esquema abaixo:

DIA

RITO DE

ENTREGA

ETAPA

Encontro no livro ONDE COMO
?? Bíblia Primeira etapa Entre o 4º e 5º Missa do domingo Acolhida no início e entrega após a homilia
?? Oração do Senhor Primeira etapa Entre o 14º e 15º Missa do domingo Rito de entrega após a homilia
?? Mandamentos Segunda etapa Entre 9º o e 10º Encontro próprio com pais Seguir a proposta
?? Ave Maria Terceira etapa Entre o 4º e 5º Encontro de catequese Celebração própria do livro
?? Entrega do Símbolo da Fé Quarta etapa Entre o 5º e 6º Missa do domingo Após a homilia
?? Entrega das Bem-aventuranças Quarta etapa Entre o 14º e 15º Missa do domingo Dia de todos os Santos – Ato penitencial e entrega após a homilia