Como realizar preceitos quaresmais em tempos de Coronavírus

 

Confissão Espiritual

Papa Francisco explicou em sua homilia, no dia 20 de março de 2020, na missa em Santa Marta como é possível fazer uma confissão espiritual, quando a situação não permite encontrar um sacerdote.

O Papa afirmou: “sei que muitos de vocês, na Páscoa, vão se confessar para se encontrarem com Deus. Mas muitos me diriam hoje: ‘Mas padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, por que não podemos sair de casa? E eu quero fazer as pazes com o Senhor, eu quero que ele me abrace, que meu pai me abrace… Como posso fazer se não encontro sacerdotes?’”.

Francisco pediu que cada um faça em casa aquilo que diz o Catecismo, que é muito claro nesse ponto: “se não encontras um sacerdote para confessar, fale com Deus, Ele é teu Pai, e diga a Ele a verdade. O mais importante é pedir que Jesus venha morar em você e acolher essa presença – que é real – na sua alma. Diga a Ele: ‘Senhor, aprontei isso, isso, isso … Perdoa-me’, e peça perdão a Ele de todo coração, e reze o Ato de Contrição’”.

Em seguida, você deve prometer a Deus: “‘Depois vou me confessar, mas me perdoe agora’. E imediatamente voltarás à graça de Deus. Tu mesmo podes aproximar-te – como nos ensina o Catecismo – ao perdão de Deus, se não tem à mão um sacerdote. Mas pensem: é o momento! E este é o momento correto, o momento oportuno. Um Ato de Contrição bem feito, e assim nossa alma se tornará branca como a neve.”

Comunhão espiritual

Escolher participar da comunhão espiritual revela o desejo da nossa alma de querer ser mais íntimo de Jesus. Demonstra o amor que temos por Ele e acreditamos receber também. Assim, podemos estar com Jesus o tempo todo.

Para receber Jesus espiritualmente, prepare o ambiente da sua casa e do seu coração. Participe efetivamente da missa transmitida, peça perdão a Jesus de todo coração pelos pecados cometidos, cante, responda ao que o presidente da celebração disser, escute a Palavra de Deus com atenção e com o coração aberto. Ajoelhe na hora que o Padre apresentar a hóstia ou fique em uma posição respeitosa ao que se está sendo celebrado.

Oração para Comunhão Espiritual do Papa Francisco

Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no vosso e na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece. À espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja.

Fonte: A12.com

Deixe um comentário