Advento

O tempo do Advento é tempo de meditar sobre a Epifania do Senhor, que significa a revelação de Jesus.
➡️ Jesus é aquele que desdobra o Pai, revelando a face de Deus (Jo 7,29; 8,55; 14,7). Mesmo sendo uma divindade, aceitou o pedido do Pai (Jo 6,38), rompeu o cosmo e se fez semelhante a nós (Fl 2,7) menos no pecado (Hb 4,15; 1Pd 2,22).
📌Será que conseguimos compreender a magnitude deste “Perfeito amor de Deus por nós?” Em Gênesis, capítulo 1, observamos a ação criadora de Deus através da sua Palavra, distinta da palavra do homem, que muitas vezes não se concretiza. A Palavra de Deus é carregada de poder e existencialidade, sai e retorna para Deus realizada.
➡️No Evangelho de João capítulo 1,14, somos informados que o Logos ou a Palavra (que tem poder) se fez carne e habitou entre nós com um propósito: Obedecer ao Pai e salvar a humanidade da morte eterna! (Jo 10,28).Portanto, podemos considerar o nascimento de Jesus, o Filho Unigênito de Deus na Terra como uma nova ação ou intervenção de Deus com a humanidade. É fantástico!!
✅ A vinda do filho de Deus a Terra foi um acontecimento de tal imensidão que Deus o preparou durante séculos. No Antigo Testamento, ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da primeira Aliança, converge para Cristo; anunciado pela boca dos. São João Batista é o percursor e testemunha por excelência do Senhor que inaugura o Evangelho, saudando-o desde o ventre de sua mãe.
📍 Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias, comungando com a longa preparação para a primeira vinda do salvador, renovando nossa fé e desejo da segunda vinda.
📌 Para nos ajudar na reflexão e preparação deste tempo a Igreja nos propõem símbolos:
• A Coroa do Advento: Ela é composta por uma coroa circular, ramos ou folhagem verde, quatro velas e algum enfeite sobre elas, como uma fita vermelha.
• A coroa circular: o círculo não tem começo e nem fim, lembrando a unidade e eternidade do Senhor Jesus Cristo, que é o ontem, hoje e sempre. É sinal do amor de Deus, que é eterno, sem princípio e nem fim, é um convite para que nosso amor a Deus e ao próximo nunca finalize.
• Folhagem verde: os ramos verdes podem ser ramos de pinheiro ou semelhantes. Representam Jesus eternamente vivo e presente entre nós.
• Enfeites: pode ser uma fita vermelha que significa o amor de Deus que nos envolve e também nossa resposta de amor ao Senhor.
• As quatro velas: representam os 4 domingos que compõem este tempo de vigilante espera. Fazem-nos pensar na escuridão provocada pelo pecado que cega o homem e o afasta de Deus. Assim, com cada vela que acendemos, a humanidade se ilumina e continua iluminando com a chegada de Jesus Cristo ao nosso mundo.
• As cores das velas da coroa do Advento, verde, vermelha, rósea e branca, englobam o ano litúrgico que se inicia e simbolizam as grandes etapas da salvação. As quatro velas também se referem aos quatro pontos cardiais: norte, sul, leste e oeste. Cristo veio para resgatar toda a humanidade.
• O rito de acender as velas da coroa, uma a cada domingo do Advento, finalizando com todas acesas, tem o significado da espera exultante. O acender progressivo desses círios nos conscientiza da passagem do tempo, à espera da última e definitiva vinda do Senhor. Esse itinerário, acompanhado de alguma oração ou canto, marca os passos da proximidade da festa do Natal e a sermos mais presente nesse período.
❓Que tal você acrescentar na sua decoração de Natal uma coroa de advento feita por você e a cada domingo ascender uma vela com a sua família? Este simples enfeite de Natal é ao mesmo tempo memória, símbolo e profecia. Pois Jesus é a luz do mundo, quem seguir a Ele não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Desejo a todos um feliz e abençoado tempo do Advento, que seu coração possa estar repleto de alegria, esperança e a paz do Senhor Jesus Cristo! Amém!
Coordenadora da Animação Bíblica Pastoral da Diocese de Foz do Iguaçu.