Vigília de Natal na Catedral N. Senhora de Guadalupe

A noite de Vigília de Natal neste dia 24 de dezembro na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe em Foz do Iguaçu – Paraná, contou com um número expressivo de paroquianos; lideranças de pastorais e movimentos e membros de outras paróquias. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dirceu Vegini, concelebrada pelo pároco Pe. Clodoaldo Isidoro Frassetto e o diácono Paulo Sérgio e auxiliada pelo seminarista. Na noite que antecede o Natal o Evangelho apresenta a realização da promessa profética: Jesus, o “menino de Belém”, é o Deus que vem ao encontro dos homens para lhes oferecer – sobretudo aos pobres e marginalizados – a salvação. Segundo Dom Dirceu em sua homilia colocou sobre a proposta que o Messias traz  que não será uma proposta que Deus quer impor pela força; mas sim uma proposta que Deus oferece ao homem com ternura e amor”.  O bispo ainda fez referência na palavra hoje. “Hoje” nasceu para mim, para vós o Salvador. Nós podemos pensar que hoje lembramos um fato passado a mais de dois mil anos, quando Deus realizou as promessas, mas acima de tudo podemos pensar que é o hoje da nossa vida. Hoje Jesus nasceu para mim e para você, mas fica a pergunta Ele está encontrando um lugar digno para Ele na nossas família, nas nossas comunidades ou em  seu coração para acolhê-lo? Tenho certeza que muitos de vocês fizeram toda essa preparação no tempo de Advento. Por isso hoje esta alegria deve ser celebrada por todos nós, Porque  Jesus esta aqui em nosso coração.

Já anunciado pelo profeta como luz Ele possa iluminar sua família encontrando assim o sentido para viver essa vocação familiar tão importante nos dias de hoje. Acolhendo a Ele estamos acolhendo a paz que cada nascituro transmite, que cada criança irradia. Acolhamos o dom de Deus, e para isso é preciso que abramos o coração para ampará-lo como  o príncipe da paz. Pois acolhendo esta alegria faremos o anúncio do Evangelho segundo Papa Francisco ” vivendo a alegria do amor vivenciada pelas família que é Jesus a paz que é dom de Deus”.

Dom Dirceu finalizou que o Natal seja com Jesus, deixando se envolver por essa paz que Ele transmitiu naquele tempo envolvendo as família e seguindo seu exemplo e realizando assim hoje, pois sem o Messias celebramos um Natal qualquer, com outro interesses se transformando  um Natal sem luz. Desejando um feliz Natal a todos, porque Jesus está entre nós.
Por: Gilberto Xavier / Pascom
Veja mais fotos: