Reunião marca nova fase do conselho de área I para 2018

O conselho e de área I se reuniu nesta segunda (05/03/2018) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Espírito Santo no Porto Meira. Onde os participantes foram acolhidos pelo Pároco Pe. Sérgio Bertotti e equipe.

Os trabalhos foram tomados pelo Pe. Ademar Lins, que assumiu esta missão de coordenador do conselho. Dentre os assuntos abordados foi a carta – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2018, lançada no dia 06 de fevereiro deste ano. E como reflexão o Papa convida a todos, sobretudo os membros da Igreja:  “A empreender com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração. Se por vezes apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus!Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar”. O Papa sugere também, a iniciativa (24 horas do Senhor), que convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística, ou seja, que em uma sexta feira e um sábado, que em cada Diocese, pelo menos uma Igreja fique aberta durante 24 horas consecutivas, oferecendo a possibilidade de adoração e da confissão sacramental. Proposta essa que será discutida na próxima reunião do clero e após apresentada a toda comunidade. Outro assunto pertinente foi colocada pelo Pe. Clodoaldo Frassetto sobre a moção de aplauso na Câmara municipal devido aos 40 anos da Diocese de Foz do Iguaçu e seus trabalhos realizados na cidade, onde convida a toda comunidade católica a participar do momento no dia 13 de março, às 09h00 na casa de leis desta cidade. a palavra foi passada ao coordenador Valdir que pode agradecer as paróquias que enviaram 92 membros para participarem da 1ª etapa de Formação de Ministros.

Outro momento seguindo com a palavra o Pe. Sérgio agradeceu aos paroquianos e todos envolvidos na procissão Fluvial Nossa Senhora dos Navegantes que aconteceu no dia 4 de fevereiro do decorrido ano. Com a palavra a coordenadora da Pastoral da Saúde Rose Orso Vieira, pediu a atenção para as Missas realizadas na capela do hospital Municipal Padre Germano Lauck, no qual acontece celebrações todas as quintas feiras, às 14h45, na capela. Como se aproxima Corpus Christi. Pe. Clodoaldo Frassetto fez o convite às paróquias para se organizarem para o evento que está marcado para o dia 31 de maio, na Catedral Diocesana de Foz do Iguaçu. E não poderíamos deixar de citar sobre o aniversário do Seminário Diocesano, que pelo seu reitor Pe. Adelcir Welter. Foi apresentado pelo coordenador da Renovação Carismática Airton Cardoso Carvalho, que o Cenáculo Diocesano acontecerá no dia 27 de maio, no ginásio Costa Cavalcante. Coma palavra o coordenador do CNLB (Conselho nacional do laicato do Brasil de Foz do Iguaçu), Gilberto Ivan, sugeriu que se fizesse algo alusivo a Nossa Senhora no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher. Seguindo outro assunto Marcelo Czekalski, fez o convite para o curso da Pastoral da Sobriedade que será realizado na paróquia Nossa Senhora / Espírito Santo no Porto Meira, nos dias 17 e 18 de março. Ao longo dos assuntos abordados A Srª. Juvilde Salete Bernatti destacou o encontro do Regional da CEBs do Paraná, que está marcado para os dias 10 e 11 de março, na capela Nossa Senhora Aparecida / Campos do Iguaçu. Seguindo a ordem Pe. Maurício Camatti apresentou o resultado do seminário de aprofundamento na temática da CF 2018 Fraternidade e Superação da Violência”, que envolveu mais de 260 pessoas, entre elas: Padres, Equipe paroquial de formação da CF 2018; Coordenadores de pastorais; Pessoas ligadas ao tema na sociedade: meios de comunicação, secretarias de segurança, educação, ação social, gestores públicos, professores, entidades da sociedade civil organizada, outras igrejas, Conselho Comunitário de Segurança, órgãos de justiça, OAB, Ministério Público, Forças de segurança.que foi realizado no dia 03 de fevereiro no  Auditório da Polícia Federal. E finalizando os jovens fizeram o convite para o 14º  Cursilho Misto de Jovens que está previsto para os dias 16/17 e 18 de março. E no término da reunião com a palavra o coordenador do conselho de Área I, Padre Ademar sugeriu aos interessados a acessarem o site da CNBB e acompanhássemos os projetos da Campanha da Fraternidade. A próxima reunião está marcada para dia 11 de junho na paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Gilberto Xavier / Pascom MeninoJesus