Pastoral do Idoso

No dia 07/03/2023  estiveram reunidos na residência da Alzira Cecchin,  coordenadora diocesana da pastoral do idoso, com os novos membros da equipe que ainda está em formação e o assessor eclesiástico o diácono Anicleto Geraldo Schardosin. O objetivo da reunião é o reinicio das atividades da Pastoral do idoso na diocese de Foz do Iguaçu.

A pastoral do idoso teve o seu início na diocese a alguns anos com outra coordenação, neste período teve algumas formações e capacitações. As atividades foram paralisadas no decorrer da pandemia.

A nova coordenação tem como principal objetivo para o ano de 2023 integrar as pessoas e as paróquias que estão em atividade no momento e que tiveram as capacitações  e as formações anteriormente e inseri-los na pastoral da diocese e regional da CNBB, pois de forma individual estão realizando os trabalhos de maneira brilhante por algumas paróquias, devendo assim serem inseridos no formato da pastoral do idoso no sistema, e os dados dos trabalhos serem enviados para o regional da CNBB, inserindo assim também a diocese de Foz do Iguaçu no sistema e nas atividades do Regional Sul II e Nacional.

A equipe diocesana vai caminhar junto com os líderes e com as paróquias que estão em atividade, tomando ciência do que se está sendo feito, ver quais são as necessidades e as principais prioridades para o bom funcionamento da pastoral e a partir disso planejar a caminhada para os próximos anos de forma conjunta,  com as paróquias, a diocese e o suporte do regional da CNBB e província de Cascavel.

A coordenação programou as datas de 21/04/2023 a 23/04/2023 para a capacitação de seus membros, que será realizada aqui na diocese de Foz do Iguaçu pelas coordenações do Regional Sul II e província de Cascavel.

A coordenação agradece de maneira muito especial à coordenação anterior na pessoa do Diego e a assessoria eclesiástica realizada pelo diácono João Augusto, que se empenharam no inicio da pastoral em nossa diocese. Que Deus os abençoe sempre!

O objetivo da Pastoral da Pessoa Idosa é formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual), gerando uma cultura de cuidado do ser humano em sua plenitude para a construção de uma sociedade mais igualitária para todas as idades.

A equipe diocesana no momento está composta pelas seguintes pessoas:

Assessor Eclesiástico: Anicleto Geraldo Schardosin. Coordenadora: Alzira  Inês Cecchin, as Srtas. Lourdes Dellaporta, Marta Camillo Munslinger e o Sr. Irineu Marcelo Wingert, e outras pessoas que serão ainda convidadas.

A equipe está animada em poder ser “a ‘Igreja em saída’, sonho do Papa Francisco, respalda-se em outra palavra chave, tão cara ao nosso papa: a cultura do encontro. Sair para encontrar. Ir ao encontro das nações, dos povos novos para tornar conhecido o evangelho. Ter consciência de ser missionário, portador de um dom, e encontrar o outro para levar a boa nova”.

Eis a nossa missão. Louvemos a Deus por isso.

Fonte: Coordenação Diocesana da Pastoral do Idoso