Outubro: Mês missionário

Por Pe. Ivan Walter

“A Igreja peregrina é missionária por sua própria natureza, uma vez que se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai” (AG 2). Nesta dinâmica somos novamente reanimados a participarmos juntos deste mês que celebramos o dia Mundial das Missões. Uma vez que chamados (agosto: mês vocacional), preparados como discípulos (setembro: mês da Bíblia) e agora enviados como missionários (outubro: mês das missões) devemos ser sinal da presença de Jesus em nossas atividades.

Neste ano a Campanha, que é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), traz como Tema: Jesus Cristo é Missão e como Lema de inspiração bíblica: Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos (At 4,20).

Estamos vivenciando 2 milênios de existência de uma Igreja que tem sido fiel ao mandato de Jesus: “Ide fazer discípulos entre todos os povos…” (Mt 28,19). No transcorrer desta caminhada muitos eventos aconteceram com o intuito de transmitir essa Boa-Nova de Cristo aos povos. Durante os próximos anos, dentro do espírito sugerido pelo Papa Francisco, devemos aprofundar o tema da igreja em saída com a missão permanente: uma vez batizados, sempre missionários. O Papa nos impulsiona a sermos uma Igreja em saída, sair das sacristias de nossas paróquias e comunidades e irmos ao encontro do povo santo de Deus começando pelas periferias existenciais.

Nossa Diocese, em seu 14º Plano de Ação Evangelizadora definiu a Paróquia como comunidade missionária dos discípulos de Cristo no mundo atual. Pois nela se cultiva, conserva e é fortalecida a fé para promover a missão, a partir da comunidade, alimentada pela Palavra e a Eucaristia. Desta maneira nossos Grupos de Famílias são incentivados a formar Comunidades Eclesiais Missionárias ao redor da Palavra de Deus.

Apesar de estarmos convivendo atualmente num período pandêmico, não podemos deixar de articular, fortalecer e dinamizar a Dimensão Missionária nas comunidades, participando da Novena Missionária oferecida pelos subsídios que já estão nas paróquias e também com o gesto concreto, que é realizado em toda a Igreja no 3º domingo deste mês, através da coleta missionária. Onde 80% dos recursos arrecadados são enviados à Congregação para a Evangelização dos povos, auxiliando na manutenção de em torno de 1050 dioceses espalhadas pelos cinco continentes e os demais 20% auxiliam os trabalhos missionários da Igreja do Brasil.

Assim sendo, ao partilharmos nossa fé pelo testemunho de compaixão e de esperança encontraremos meios que nos possibilitam cada vez mais nos conscientizar, intensificar e exercer nosso espírito missionário.

Que nossos santos padroeiros da missão: Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier intercedam por nos.