Mensagem pastoral: “Paróquias em missão”

Mensagem pastoral: “Paróquias em missão”

No mês de janeiro participei de duas iniciativas missionárias em nossa Diocese, precisamente nas Paróquias São Francisco de Assis e São Pedro. Dois momentos de luz e graça que estão em sintonia com o Projeto Rumo ao Jubileu de nossa Diocese, etapa 2026.

Essas iniciativas revelam a dinâmica de uma Igreja toda missionária, onde cada ação promovida nas comunidades amplia o testemunho de fé e desperta novos homens e mulheres para o seguimento de Jesus Cristo, fortalecendo a missão de levar a Boa Nova a todos os ambientes e consolidando a identidade missionária que é própria de nossa Igreja.

Quem tem pouco ardor e confiança na força da atividade missionária, poderia argumentar que se trata apenas de uma atividade anual. Essa avaliação ignora que o Reino atua de forma sutil e gradual, presente em gestos e palavras cotidianas, como a pequena semente citada por Jesus, mas com um impacto profundo na vida das pessoas e comunidades que, pouco a pouco, vai transformando realidades e inspirando mudanças que ultrapassam o visível, tornando-se fonte de inspiração e compromisso para todos que se abrem à ação do Espírito.

Certamente uma torrente missionária se abriu e envolverá todas as paróquias, comprometendo cada fiel no compromisso de ser presença viva do amor de Cristo, multiplicando atividades concretas de visitas, acolhida e serviço, e fazendo da missão um caminho permanente de renovação e esperança em todas as comunidades, tornando-se verdadeiros sinais de comunhão e solidariedade que inspiram e animam a caminhada diocesana rumo ao Jubileu.

Dom Sergio de Deus Borges