A paz esteja convosco (Jo 20,19)
No dia da Santa Páscoa os discípulos estavam reunidos a portas fechadas por medo das autoridades judaicas e de tudo o que havia acontecido com Jesus. Neste dia Santo Jesus entra no lugar onde os discípulos estavam reunidos e os saúda dizendo: a paz esteja convosco. Jesus, que na Sua despedida havia prometido aos discípulos: Eu vos deixo a Minha paz, a Minha paz eu vos dou (Jo 14,27), agora, no dia da Sua gloriosa ressurreição, concede aos discípulos a plenitude da paz, e torna-se para eles fonte de toda alegria.
Esta saudação, que era comum entre as pessoas, torna-se a saudação pascal porque, através dela, Jesus concede a paz que tranquiliza e faz com que os discípulos superem qualquer receio, confirmando suas santas palavras pronunciadas alguns dias antes: não se perturbe o vosso coração e não receeis (Jo 14,27).
Naquele dia, Jesus acolheu as angústias e esperanças daqueles homens e renovou todas as coisas, renovou o coração, perdoou os pecados e concedeu a Paz, isto é, o verdadeiro sentido da vida e da missão: recordou que eles eram sal e luz, discípulos missionários (Jo 20,19-23).
Somente Jesus ressuscitado pode afastar aquelas pedras sepulcrais que muitas vezes o homem coloca nos seus sentimentos, nas suas relações, nos seus comportamentos; pedras que sancionam a morte: divisões, inimizades, rancores, invejas, desconfianças e indiferença. Só Ele, o ressuscitado, pode dar sentido à existência e fazer retomar o caminho a quem está cansado e se sente triste, desanimado e sem esperança (Cf. Bento XVI, 11.04.2012).
Neste período quaresmal, tempo forte de preparação para a Páscoa, vamos nos aproximar mais do Senhor, Ele quer nos reencontrar em sua comunidade, nossa comunidade, Ele deseja nos fazer participantes de sua alegria, sua vitória, que será nossa vitória. O Senhor Jesus deseja nos doar a alegria e a paz, a vida e a esperança, dons dos quais temos necessidade para o nosso renascimento humano e espiritual.
Faça a experiência e terá uma abençoada Páscoa.
Dom Sergio de Deus Borges
Bispo diocesano de Foz do Iguaçu