Inscrição para a Escola Diocesana Bíblico-catequético de Formação para Catequistas Iniciantes Bom Pastor

LOCAL: Espaços paroquiais e ambiente virtual (Plataformas de Google Meet e YouTube)

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICO DE FORMAÇÃO CATEQUISTAS INICIANTES BOM PASTOR
PASTORAL CATEQUÉTICA – DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

1. Introdução

Assim como a vida é um aprendizado contínuo a constante formação do catequista também se faz necessária nesta ação evangelizadora, pois a catequese é um processo permanente de educação da fé, frente aos desafios do mundo moderno. Segundo documento 105 da CNBB Cristão leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e Luz do Mundo (2016). “Cada organização laical deve assumir a formação de seus membros como tarefa primordial”. Dessa forma, a Equipe Diocesana de Catequese sob a coordenação do seu Bispo Diocesano, tem a responsabilidade de orientar e acompanhar o processo formativo de catequistas nas 27 paróquias de sua jurisdição. Dessa forma, a Equipe Diocesana de Catequese apresenta o Projeto da Escola Diocesana Bíblico-catequético de Formação para Catequistas Iniciantes Bom Pastor.

2. Finalidade da formação
A formação tem por finalidade, antes de tudo, conscientizar os catequistas de que são, como batizados, verdadeiros discípulos missionários, ou seja, sujeitos ativos da evangelização e, com base nisso, habilitados pela Igreja a comunicar o Evangelho e acompanhar e educar na fé. A formação de catequistas ajuda, portanto, a desenvolver as competências necessárias para a comunicação da fé e para o acompanhamento do crescimento dos irmãos e irmãs. A finalidade Cristocêntrica da catequese molda toda a formação dos catequistas e a eles pede que sejam capazes de animar o percurso da catequese, de modo a trazer à tona a centralidade de Jesus Cristo na história da salvação. (DGpC 132)

3. Objetivos
Em comunhão com o bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges e o Conselho da Ação evangelizadora, a Coordenação Diocesana de Catequese, oferece esta formação, que se destina para catequistas iniciantes e/ou catequistas que já tenham uma formação básica, bem como pessoas que sentem o desejo de conhecer o belo trabalho de catequizar, missão e vida para a Igreja.

3.1 Objetivo geral: Promover a formação de catequistas iniciantes tornando-os discípulos missionários através da leitura Orante da Palavra de Deus, Tradição e Magistério da Igreja, capazes de catequizar nesta sociedade plural de cultura urbana, levando-a à conversão na fé e adesão a Jesus Cristo (DNC nn. 254-255)

3.2. Objetivos específicos: (Diretório Nacional de Catequese, nn. 254-255)
1. Favorecer a cada catequista o seu próprio crescimento e realização, acolhendo a proposta de Deus e sentindo-se pertencente a uma comunidade;
2. Capacitar os catequistas como comunicadores e no uso adequado dos meios de comunicação (jornal, TV, internet, rádio etc.), a fim de que “saibam transmitir o Evangelho com convicção e autenticidade, para que esta Palavra viva se torne luz e fermento em meio à sociedade atual” (DGC 237);
3. Preparar os catequistas para desenvolver as tarefas de iniciação, de educação, e de ensino, e para que sejam autênticos mistagogos da fé;
4. Ajudar na busca de maior maturidade na fé, conscientizando para a importância de uma clara identidade cristã;
5. Mostrar quem é Jesus Cristo: sua Vida, seu Ministério, e apresentar a fé cristã como seguimento da sua pessoa” (DGC 41);
6. Desenvolver uma educação da fé que ajude a fazer a inculturação da mensagem e a compreender as aspirações humanas dos interlocutores da catequese;
7. Dar condições para que o trabalho dos catequistas desenvolva a dimensão ecumênica e o diálogo inter-religioso, com plena fidelidade à doutrina da Igreja.

4. Perfil do catequista (Diretório Nacional de Catequese (DNC, 2005), nn. 261 – 268)
O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado, olhando para Jesus, modelo de Mestre, de servidor e de catequista. Sendo fiel a esse modelo, é importante desenvolver as diversas dimensões: ser, saber, saber fazer em comunidade (cf. DGC 238ss):
1. Pessoa que ama viver e se sente realizada;
2. Pessoa de maturidade humana e de equilíbrio psicológico;
3. Pessoa de espiritualidade, que quer crescer em santidade;
4. Pessoa que sabe ler a presença de Deus nas atividades humanas;
5. Pessoa integrada no seu tempo e identificada com sua gente;
6. Pessoa que busca, constantemente, cultivar sua formação;
7. Pessoa de comunicação, capaz de construir comunhão.

5. Catequistas Introdutores para acompanhamento do candidato a catequista
Conforme documento “Formação Inicial de Catequistas – Orientação” Quanto a Inspiração catecumenal para a formação de catequistas, sugere-se que em cada paróquia, catequistas de caminhada se disponibilizem ao serviço de introdutores das pessoas que desejam assumir a catequese. O introdutor acompanhará o candidato a catequista durante o período de formação, através de momentos de conversas informais, encontros orantes e celebrativos.

5. Metodologia
Formação se dará em formato híbrido, conjugando formação à distância, através das plataformas para vídeo conferências (blog da catequese da Diocese de Foz do Iguaçu e YouTube). O grupo de catequistas se reúne na paróquia que disponibilizará de recursos tecnológicos para que todos assistam o encontro, via Plataforma do Google Meet, o mesmo terá duração de 1h30min. Ao final da apresentação os participantes discutem o conteúdo trabalhado e realizam a atividade proposta pelo catequista formador, totalizando 3 (três) horas de formação. Os encontros com Ritos de entrega terão 5 (cinco) horas de duração, pois após a realização da atividade avaliativa, será realizado o estudo e discussão de um texto sobre o Rito que será vivenciado na Celebração Eucarística com entrega do símbolo. No dia 11.12, os catequistas participam da Concentração Diocesana a ser realizada na Senhora de Guadalupe. Os encontros terão a seguinte duração e data:
· Seis encontros com 5 (cinco) horas de formação – 26.02; 23.04; 23.07; 24.09; 29.10 e 11.12.
· Cinco encontros com 3 (três) horas de formação – 26.03; 28.05; 25.06; 03.09; 26.11.
Todos os candidatos que atingirem um aproveitamento mínimo de 75%, considerando participação presencial e atividades complementares, receberão o envio (mandato) em Celebração Solene Diocesana, conferido pelo Bispo Diocesano, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe no dia 11 de dezembro de 2022, durante a celebração da Concentração de Catequistas.
A dinâmica e metodologia das aulas, bem como o estudo dirigido, são de responsabilidade do Catequista Formador de cada conteúdo

7. Formadores
Os Catequistas Formadores para cada conteúdo a ser trabalhado, serão preferencialmente sacerdotes, diáconos, seminaristas, irmãs e irmãos religiosos, leigos especialistas nas áreas humanas e sociais, formados pela Escola Regional de Emaús etc. e ou com formação acadêmica ou pastoral específica.

8. Duração
A Escola Diocesana de Formação para Catequistas iniciantes terá a duração de 12 meses. Com início no dia 12 de dezembro de 2021 e término e término no Congresso Diocesano de Catequese em 12/12.2022.
Serão 45 horas de formação divididas em encontros presenciais, online e trabalhos dirigidos de leitura e celebração.

9. Inscrições
O período de inscrição acontecerá de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022.