Informativo 5ª Reunião CNLB.

No dia 28 de outubro de 2017 com inicio 14:30h O CNLB- Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Diocese de Foz do Iguaçu reuniu-se no Centro de Pastoral, situado na rua Argentina 1.820, Centro da cidade de Medianeira em atendimento a 5ª reunião ordinária do Conselho.
Foram convidados representantes das paróquias, coordenações de Pastorais, Movimentos e Organismos.
A pauta constava os seguintes assuntos:
A) Apresentação de sugestão para Abertura do Ano do Laicato. B) Composição comissão provisória CNLB Diocesano com representantes das paróquias.
C) Outros encaminhamentos.
A Reunião contou com a presença:
Integrantes do CNLB, do padre Valdir Riboldi assessor eclesiástico do Conselho na oportunidade representou Dom Laurindo Guizzardi (bispo Emérito) e assessor eclesiástico do CNLB Regional Sul 2 e do Diácono João dos Santos.
Paróquias área 1: Menino Jesus, Anunciação do Senhor, Bom Jesus do Migrante, Nsa Sra de Fátima e São Pedro ambas de Foz do Iguaçu.
Paróquias área 2: Nsa Sra de Medianeira de Todas das Graças (Medianeira) São Miguel (São Miguel do Iguaçu) Nsa Sra Fátima (Serranópolis do Iguaçu).
Paróquia área 3: São José Operário ( Céu Azul).
O representante da paróquia Bom Jesus do Migrante João Roberto apresentou sugestão para ser feita na Abertura do Ano do Laicato, deixando livre a organização de cada comunidade conforme suas peculiaridades. A sugestão será encaminhada as paróquias.
Sobre a comissão Diocesana do CNLB os representantes das áreas 2 e 3 que estavam presente, neste primeiro momento ficam como articuladores em suas respectivas áreas, animando as demais paróquias, bem como as suas para que se criem o Conselho paroquial. Em relação a área 1 continua o trabalho de incentivo para que o CNLB se forteleça.
Foi decidido que até em fevereiro 2018 na primeira reunião órdinária, sejam escolhidos e definidos os nomes que conduzirão a comissão diocesana do Conselho, até que aconteça a Assembleia eletiva. O atual presidente Gilberto Ivan dos Santos anunciou diante de alguns compromissos e por motivos pessoais espera que outra pessoa do atual grupo possa conduzir o CNLB Diocesano em 2018.
O Conselho decidiu por realizar passeata contra a ideologia de gênero, essa insanidade que pretendem implantar em nossa educação dentro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A data prevista para a sua realização será dia 25 de novembro pela manhã na cidade de Foz do Iguaçu. Sugestão vinda do sr Júlio Cesar Fabri (Paróquia Nsa Sra Fátima – Foz) que o Conselho estenda o convite aos evangélicos e tambem o padre Valdir acrescentou procurar a comunidade Árabe e outras denominações, póis é um atentado contra a família.
Padre Valdir e Gilberto Ivan, assumirão o compromisso de diálogar com as demais instituição sobre a passeata. Ficou acordada por sugestão do Diácono João dos Santos que cada paróquia mobilize um grupo de pessoas para participar uma vez que a passeata envolve a Diocese, cabendo aos representantes das paróquias, parócos e coordenações de Movimentos e Pastorais organizarem a participação disponibilizando ônibus para deslocamento. A definição de local, horário e material de divulgação se dará nas reuniões extraordinárias que o CNLB vai realizar com estes objetivos e esperamos a presença de todos.
Agradeçemos ao pároco Dionísio Hulse pelo espaço cedido ao Diácono João dos Santos que nos acolheu e as Leigas e Leigos da paróquia Nsa Sra de Medianeira de Todas as Graças e os demais que se fizerão presente.
Para 2018 como consta no planejamento 6 reuniões órdinárias fica a proposta para ser realizada duas em cada área.
Na alegria que antecede a chegada da Abertura do Ano do Laicato confiantes que será um ano marcante na vida dos leigos e leigas como sujeito eclesial protagonizar nossa missão no mundo sendo sal, luz e fermento.
O encerramenta da reunião foi por volta das 16:30h e teve as benças do padre Valdir Riboldi. Nossa Senhora do Rocio padroeira do Laicato do Regional Sul 2 rogai por nós.
Gilberto Ivan dos Santos
Presidente CNLB-Diocese de Foz do Iguaçu Pr.
Contato: (045) 99831 9381 gilberto.ind@hotmail.com

Um comentário em “Informativo 5ª Reunião CNLB.

1. Admiring the persistence you put into your website and in depth information you offer. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed information. Great read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.