IMACULADA CONCEIÇÃO: NOSSA CONSOLAÇÃO

Por: Pe. Aldo Dal Pozzo
O Catecismo da Igreja afirma que a REVELAÇÃO divina está acompanhada de PROVAS EXTERIORES (n.156). Por isso, todos os dogmas, como o da Imaculada Conceição, e todos os itens da doutrina católica estão confirmados por fatos de origem sobrenatural. Não custa repetir o “refrão”: a Igreja católica é a única religião da face da terra que tem milagres. E quem não quiser crer, faça como São Tomé: vá ver alguns ou muitos ou muitíssimos.
A DOUTRINA da IMACULADA CONCEIÇÃO está exposta no Catecismo nos nn.490 a 494. Maria de Nazaré aceitou sua missão de livre e espontânea vontade. E foi escolhida porque era de uma mulher igual a Ela que Deus precisava para realizar a redenção. E Deus como que a “batizou” no exato instante da sua concepção. Deus não esperou nem um segundo de vida dela para lhe conferir a graça santificante: a graça veio junto: “CHEIA DE GRAÇA” (Lc 1,28: o termo bíblico é “kekaritomene”, em grego). E Deus a escolheu porque tinha certeza de que ELA não iria frustrar o seu plano. Portanto, Maria teve MÉRITOS. Por sua vida santa, ela mereceu a graça da Imaculada Conceição. DEUS LHE ANTECIPOU O PRÊMIO. E notemos que ela era “normal”: planejava casar-se, estava noiva, pensava em ter filhos.
Desde os primeiros séculos da Igreja, os cristãos e os escritores cristãos possuíam essa sensibilidade em relação a Maria. O primeiro teólogo que desenvolveu esse difícil assunto de forma harmoniosa e convincente, foi o agora Beato João Duns Scoto, frade franciscano, escocês (1266-1308).
E vejamos de forma breve alguns fatos ligados ao DOGMA da Imaculada. Foi o Papa Pio IX, já beatificado, que proclamou o DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, em 1854. O corpo deste papa está milagrosamente incorrupto. Portanto esse papa é SANTO. Não ensinou coisa errada. E é bom recordar que durante a Missa da proclamação deste dogma, uma LUZ MISTERIOSA iluminou a basílica de São Pedro.
E depois, em 1858, nas aparições de Nossa Senhora em Lourdes, aprovadas pela Igreja, S. BERNARDETE lhe perguntou o nome. A resposta veio 15 dias depois, dia 25 de março: “EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO”. Ora, S. Bernardete não é mentirosa. Se fosse mentirosa e histérica ou narcisista, não seria santa. Se não fosse muito santa, não teria o corpo maravilhosamente incorrupto até hoje.
Um caso. Alexis Carrel, Prêmio Nobel de Medicina de 1912, testemunhou um milagre “impossível” lá em Lourdes, onde Maria revelou ser a IMACULADA CONCEIÇÃO. Uma mulher, Marie Bailly, com o corpo cheio de feridas, foi banhar-se na PURÍSSIMA FONTE de Lourdes. Alexis Carrel observou e descreveu a milagrosa transformação que ocorreu ao longo de meia hora. Foi o primeiro médico da história a fazer transplantes. Era ateu e se tornou católico. Sim, as ÁGUAS da fonte de Lourdes estão sempre PURÍSSIMAS, sem presença de bactérias ou vírus ou outra coisa. São um sinal da sempre puríssima Imaculada Conceição. Sem falar que essas águas não perdem o campo magnético. E contêm uma organização interna diferente das demais águas (V. Messori, Hipóteses sobre Maria, p.106).
E poderíamos lembrar a mais impressionante imagem que existe neste mundo, juntamente com a imagem de Cristo no Sudário de Turim: Nossa Senhora de GUADALUPE. A primeira aparição ao índio Juan Diego, foi no dia 9 de dezembro de 1531. Era SÁBADO, e JUAN DIEGO estava indo à MISSA que naquele dia 9 era em HONRA DA IMACULADA CONCEIÇÃO.
Outro caso. Santa BEATRIZ da Silva (1424-1492) foi jogada num caixão… para morrer. Nossa Senhora lhe apareceu e a confortava. E lhe pediu para fundar uma CONGREGAÇÃO DE RELIGIOSAS EM HONRA DA IMACULADA CONCEIÇÃO. E S. Beatriz fez isso. Seu corpo está incorrupto e um suave perfume ainda hoje se faz sentir. Sua congregação enviou as primeiras religiosas que vieram à América.
E lembremos S. MARIANA de Jesus de Quito (1618-1645). Corpo incorrupto. Ela profetizou a proclamação do dogma da Imaculada Conceição e o da Assunção.