“Família Santuário da Vida”

A Igreja no Brasil celebra entre os dias 1º e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro no dia 8 de outubro. A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O tema deste ano é “Família: Santuário da Vida” e contará como momentos de oração, de escuta da Palavra de Deus e de reflexão sobre a solidariedade com os mais vulneráveis, especialmente neste tempo de pandemia.
Sinal da Alegria
Inspirada na carta encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou o subsídio Hora da Vida que aponta algumas iniciativas que podem ser realizadas em prol da defesa da vida, com gestos de alegria e de esperança.
O assessor da Comissão para a Vida e a Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, recorda que o subsídio Hora da Vida proporciona a cada ano uma reflexão sobre o valor inviolável da vida humana, “oferecendo em uma linguagem acessível a oportunidade para que as famílias em casa ou em grupos de pequenas comunidades missionárias, possam conhecer a voz e o Magistério da Igreja”. Padre Crispim recorda que o documento papal indica que “como igreja doméstica, a família é chamada a anunciar, celebrar e servir o Evangelho da vida”.
Sinal da Esperança
Já no dia do Nascituro, celebrado em 08 de outubro, um gesto para propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas, é, em um espaço público ou em frente às igrejas, acender o maior número de velas e rezar novamente a ‘Oração do Nascituro’, num sinal de esperança.