Encontro Regional dos Delegados das Federações das Congregações Marianas

Entre os dias 6 e 8 de setembro, a cidade de Matelândia (PR) sediou o Encontro dos Delegados das Federações Marianas do Regional Sul 2 da CNBB (CORESUL). O evento, que teve lugar na paróquia de Nossa Senhora do Caravaggio, reuniu 70 delegados de 10 dioceses do Paraná, com o objetivo de fortalecer a formação e promover discussões sobre a governança naEntre os dias 6 e 8 de setembro, a cidade de Matelândia (PR) sediou o Encontro dos Delegados das Federações Marianas do Regional Sul 2 da CNBB (CORESUL). O evento, que teve lugar na paróquia de Nossa Senhora do Caravaggio, reuniu 70 delegados de 10 dioceses do Paraná, com o objetivo de fortalecer a formação e promover discussões sobre a governança nas Congregações Marianas.

A programação iniciou na sexta-feira, 6 de setembro, com a celebração da missa, às 19h, presidida pelo Padre Adalcir Thiago Welter, assistente eclesiástico da Federação Mariana de Foz do Iguaçu (PR). Após a celebração, os participantes foram convidados a um jantar de confraternização.

O sábado foi marcado por uma série de formações e momentos de espiritualidade voltados aos delegados, com destaque para palestras que abordaram temas como: governança nas congregações, o papel da Igreja nos tempos atuais e a preparação para o Jubileu 2025: Peregrinos de Esperança. O dia também contou com momentos de espiritualidade, incluindo a recitação do terço encenado. A missa, realizada à tarde, reforçou o clima de reflexão e união entre os presentes.

No domingo, 8 de setembro, a programação foi dedicada à definição das atividades para o ano de 2025 e à reeleição de Rogério Milani de Aquino como coordenador regional das Congregações Marianas para mais um mandato de três anos. O evento foi encerrado com a celebração da missa solene, presidida por dom Sergio de Deus Borges, bispo de Foz do Iguaçu.

Participação de diversas dioceses
O encontro contou com delegados representando 10 dioceses: Campo Mourão, Toledo, Foz do Iguaçu, Curitiba, Cornélio Procópio, São José dos Pinhais, Paranavaí, Maringá, Jacarezinho e Apucarana. Além dos participantes leigos, participaram: o bispo de Foz do Iguaçu, dom Sergio de Deus Borges e do pároco paróquia anfitriã, Nossa Senhora do Caravaggio, padre Antônio Gerisvan Pinheiro Flores.

O encontro reforçou o compromisso das Congregações Marianas com a formação contínua de seus membros e a integração das suas ações com as diretrizes da Igreja, fortalecendo a união entre fé e governança.

Por Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2.s Congregações Marianas.