COLETA DA SOLIDARIEDADE: Conversão que gera solidariedade e partilha

A COLETA DA SOLIDARIEDADE é o gesto concreto que somos chamados a realizar, para em comunidade e como Igreja, nos fazermos como próximos das situações mais necessitadas.
Esta coleta é realizada em todas as missas e celebrações da Palavra das Paróquias e Capelas da Diocese de Foz do Iguaçu no domingo de Ramos (dias 1º e 2 de abril). 60% do resultado desta coleta formam o Fundo Diocesano de Solidariedade.
A finalidade do Fundo é apoiar projetos que combatam a exclusão social, garantindo sua aplicação em favor de iniciativas que concretizem os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano.
Os projetos apoiados são de Associações, Comunidades, Paróquias, Pastorais, Organizações, Movimentos Sociais e Entidades Sociais diretamente acompanhadas pela Igreja Católica, que pretendem desenvolver ações concretas relacionados a temática da Campanha da Fraternidade de 2023.
Em 2022 a nossa coleta foi de R$ 101.959,90 que foi assim partilhada: 40% CNBB – Fundo Nacional de Solidariedade (R$ 40.783,96); 60% Diocese – Fundo Diocesano de Solidariedade que apoiou os trabalhos da Cáritas Diocesana e 5 projetos de entidades e comunidades (assista o vídeo das entidades).
O termo “esmola” deriva do grego “eleéo”, “ter piedade”, cuja forma imperativa “eleéson” figura no “kyrie” do ato penitencial da celebração eucarística.
Precisamente porque brota da piedade divina e se modela sobre ela, a esmola não se reduz a um gesto de ordem apenas material: ela manifesta “um ato que indica o fazer-se companheiro de viagem de quantos se encontram em dificuldade”, participando na sua situação, com ternura.
O sentido está em oferecer algo de si, importante, significativo. Tem a ver com abertura de coração, sensibilidade e olhos abertos. É resultado de uma atenção permanente e ativa, que vai ao encontro do outro, que toma iniciativa, que se comove. É um estímulo a superar o assistencialismo, que mantém as diferenças, sustenta a dependência e não promove a cidadania. Provoca-nos à solidariedade e ao espírito de compaixão, nos move ao serviço, à presença-qualidade, ao voluntariado, à prática do bem e da justiça.
“Nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras da penitência e da caridade” (Oração sobre as oferendas). “O jejum e a abstinência que praticamos, quebrando o nosso orgulho, nos convidam a imitar vossa misericórdia, repartindo o pão com os necessitados” (Prefácio III da quaresma).
Seja generoso e mostre seu comprometimento com o cuidado dos irmãos e irmãos!

clique no link e assista o vídeo:

https://fb.watch/jCF6dbaqIe/