Celebração de Abertura do Ano Santo Jubilar 2025

Peregrinos de Esperança“A esperança não engana” (Rm 5,5) 

“Possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, «porta» de salvação (cf. Jo 10, 7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a «nossa esperança»” (1Tm 1,1). (Papa Francisco, Bula Spes non Confudit, 1). 

“O próximo Jubileu há de ser um Ano Santo caracterizado pela esperança que não conhece ocaso, a esperança em Deus. Que nos ajude também a reencontrar a confiança necessária, tanto na Igreja como na sociedade, no relacionamento interpessoal, nas relações internacionais, na promoção da dignidade de cada pessoa e no respeito pela criação. Que o testemunho fiel seja fermento de esperança genuína no mundo, anúncio de novos céus e nova terra (cf. 2Pd 3,13), onde habite a justiça e a harmonia entre os povos, visando a realização da promessa do Senhor” (Papa Francisco, Bula Spes non Confudit, 24). 

A abertura oficial acontecerá em Roma, no dia 24 de dezembro. Na Diocese, a abertura solene acontecerá no dia 29 de dezembro de 2024, com a seguinte programação: 

6:45h – acolhida na capela N. Sra. de Lourdes – Catedral 

7:00h – Início da peregrinação da Capela N. Sra. de Lourdes (Jd Petrópolis) até a Catedral que terá o seguinte percurso: Rua Itararé/ Rua Manaus/ Av. Florianópolis / Av. Paraná. 

8:00h – Início da Celebração (junto à cruz em Memória às vítimas da Covid 19, no estacionamento da Catedral) 

Pedimos aos Párocos e Administradores paroquiais que convidem os fiéis para participarem dessa celebração, que será a única celebração da Santa Missa na manhã do domingo dia 29 de dezembro. Na segunda véspera do domingo, os sacerdotes poderão celebrar a Eucaristia nas Paróquias e Comunidades. Para facilitar a participação dos ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão na solene abertura do Ano Santo, a celebração da Palavra seja realizada no sábado à tarde ou domingo à tarde, em atenção aos fiéis que não poderão locomover-se até Foz do Iguaçu. 

No mês de dezembro serão publicadas as indicações para bem celebrarmos o Ano Jubilar na riqueza de suas celebrações, lugares de peregrinação em nossa Diocese e as indulgências e graças jubilares próprias deste tempo de encontro com Cristo, Porta de salvação. 

Além de beber a esperança na graça de Deus, somos também chamados a descobri-la nos sinais dos tempos, que o Senhor oferece (SnC. 7). A participação nos eventos jubilares é o melhor caminho para redescobrir a esperança e testemunhá-la no cotidiano de nossa vida. 

Celebração de Abertura do ano Santo