Campanha da Fraternidade 2023

O Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Foz do Iguaçu, convida os munícipes, as autoridades civis, políticas e religiosas para a Audiência Pública da Campanha da Fraternidade 2023, objetivando refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã, entendendo sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio.
A intenção é despertar as comunidades, os cidadãos e a sociedade civil organizada, para discutir a situação da fome, suas causas e consequências e, sobretudo, as soluções para esse flagelo.
⛪ A Igreja Católica inicia todos os anos na Quarta-feira de Cinzas o Tempo da Quaresma, que vai até a Quinta-feira da Semana Santa, dia em que celebramos a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. A palavra “Quaresma” vem do latim quadragésima, e é o período de quarenta dias que antecede a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo da Páscoa.
Sem suprimir ou esgotar a espiritualidade quaresmal e o tempo penitencial da quaresma, a Campanha da Fraternidade apresenta anualmente uma situação específica que “o pecado pode fazer quando não o enfrentamos” (Texto Base CF 2023, p. 6). O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023 propõe despertar o espírito de caridade e de compromisso que deve estar presente em todos que querem ser discípulos de Jesus.
O tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a
Campanha da Fraternidade 2023 é Fraternidade e Fome e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). O tema, juntamente com o lema, incentiva a comunidade civil, política e religiosa a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome, a exemplo do Mestre Jesus.
Data: 29 de março de 2023.
 Hora: 19h30.
Local: Plenário “Ignácio de Sá Sottomaior”. Tv. Oscar Muxfeldt, 81 – Centro, Foz do Iguaçu.