Campanha da Fraternidade 2022: 1º ENCONTRO COM PROFESSORES

Aconteceu nesta quinta-feira a primeira roda de conversa com os representantes das instituições educacionais católicas de nossa Diocese. O encontro aconteceu nas dependências do Colégio São José. Estiveram presentes representantes do: Colégio Vicentino São José, Colégio São Paulo Apóstolo, Centro de Educação Infantil “Mamãe Carolina, Escola Franciscana Nossa Senhora De Fátima, Associação de Proteção a Maternidade e a Infância – APMI, Centro de Educação Infantil Vicentino Nossa Senhora da Conceição e representante do Núcleo de Educação.
A motivação foi m encontro de escuta e partilha de experiências e demandas a partir das diferentes realidades vividas pelas Instituições Educativas Católicas, visando iniciarmos um caminho de discernimento e cooperação em torno das motivações da Campanha da Fraternidade 2022.
Em 2022 o tema da Campanha da Fraternidade é: FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO, com o lema: “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor” (Cf Pr 31,26). Os primeiro número do texto base apontam a direção do caminho:
“Quaresma é tempo favorável para a conversão do coração. Converter-se é também sair do individualismo, romper a indiferença, vivendo a solidariedade em diálogo e como compromisso de amor”. (n. 1)
“(…) não somente pedir a Deus perdão por nossos pecados, mas unir forças na construção de uma sociedade que corresponda à mensagem do Evangelho”. (n. 2)
“A campanha da Fraternidade tem como grande objetivo despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho”. (n. 3)
“à luz da fé, queremos refletir sobre a educação em nosso país, convictos de que ela é indispensável para a construção de um mundo mais justo e fraterno”. (n. 4)
“Refletir e atuar a favor da educação é uma forma de viver a penitencia quaresmal. É reconhecer que algo pode e deve mudar neste cenário e, principalmente, em nossas relações”. (n. 5)
Ir. Raquel – assessora da Pastoral da Educação – nos recordou no início do encontro que “A Campanha é a razão mobilizadora – mas a preocupação e o caminho de continuidade – a missão de educar é falar ao coração. Por isso queremos fazer um caminho de integração nas diferentes formas de nos envolvermos nessa missão de educar. Cada um a partir de seus diferentes espaços temos como oferecer e como nos envolver a partir de nossa fé – tornando visível a comunhão ao redor do sonho de educação.”
Um novo encontro foi marcado para o dia 10 de março, para ser um marco celebrativo de abertura da CF 2022 e ao mesmo tempo continuar a conversa preparando alguma ações comuns.