Ano de São José

A convocação do “Ano de São José” nasce do coração paternal de Francisco, que deseja chegar ao coração de todos os católicos, convidando cada um a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus.

O Papa Francisco aprovou no dia 8 de dezembro de 2020, a Carta Apostólica Patris Corde (Com coração de Pai), declarando o Ano de São José até 8 de dezembro de 2021. Assim, todos os fiéis terão a oportunidade de comprometer-se, com orações e boas obras, a obter com a ajuda de São José, cabeça da Família celestial de Nazaré, consolo e alívio das graves tribulações humanas e sociais que hoje se apoderam do mundo contemporâneo. O grande objetivo é “aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

O Papa Francisco nos apresenta a figura de São José e ressalta que, “ao completarem-se 150 anos da sua declaração como Padroeiro da Igreja Católica, feita pelo Beato Pio IX a 8 de dezembro de 1870, gostaria de deixar «a boca falar da abundância do coração» (Mt 12, 34), para partilhar convosco algumas reflexões pessoais sobre esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós”.

Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo. “Os meus antecessores aprofundaram a mensagem contida nos poucos dados transmitidos pelos Evangelhos para realçar ainda mais o seu papel central na história da salvação: o Beato Pio IX declarou-o «Padroeiro da Igreja Católica», o Venerável Pio XII apresentou-o como «Padroeiro dos operários»; e São João Paulo II, como «Guardião do Redentor». O povo invoca-o como «padroeiro da boa morte».

A partir da Carta Apostólica e das conversas e sugestões do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora realizado no dia 20 de fevereiro, apresentamos algumas sugestões com o intuito de dinamizar a divulgação e celebração do Ano de São José em nossa Diocese.

1. Valorizar as datas de São José – 19 de março e 01 de maio;
  2. Divulgar as diversas devoções de São José e envolver as comunidades na sua prática;
  3. Sergio irá priorizar no calendário uma visita e Santa Missa em cada uma das comunidades dedicadas a São José – cada paróquia deverá entrar em contato com a secretaria da Cúria Diocesana para repassar quantas comunidades tem e fazer o agendamento;
  4. A partir do mês de março, D. Sérgio fará uma série de reflexões (áudios) aprofundando a Carta Apostólica que serão colocados à disposição pela PASCOM diocesana;
  5. Na tradição da Igreja a QUARTA-FEIRA é o dia de Devoção a São José – mobilizar todas as comunidades que tem celebrações nesse dia para fazer a novena e a ladainha de São José. Aproveitar também para motivar a bênção dos trabalhadores e carteiras de trabalho (o roteiro será enviado pelo Centro de Pastoral);
  6. Na tradição da Igreja, o Mês de Março é dedicado à São José;
  7. Rezar a Oração a São José oferecida pelo Papa Francisco na própria Carta Apostólica em todas as celebrações depois das preces:

(Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém)

1. Celebrar em todas as 384 comunidades da Diocese o Tríduo nos dias 28, 29 e 30 de abril e realizar uma celebração festiva no dia 1º de maio com bênção dos trabalhadores; (o roteiro será enviado pelo Centro de Pastoral);
  2. Mobilizar a juventude para preparar um teatro sobre São José e apresentar à comunidade nessa festa;
  3. Aproveitar os grupos do Terço dos Homens para aprofundar a espiritualidade de São José como pai e esposo;
  4. No dia 19 de cada mês, aproveitar a devoção a São José como Pai dos Agonizantes – realizar a Missa Votiva a São José e rezar a oração: ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ PELOS AGONIZANTES – Oh! São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da virgem Maria, rogai por nós e por todos os agonizantes deste dia!
  5. Dia 08 de dezembro 2021 uma missa “diocesana” de encerramento.

História de São José

Ladainha a São José