Entre os dias 21 e 23 de outubro, a Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba, sediou a reunião ordinária da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 2 da CNBB. Participaram 18 padres que coordenam a Pastoral Presbiteral nas dioceses do Paraná, juntamente com a presidência da CRP e o bispo de União da Vitória e referencial para os presbíteros no Paraná, Dom Walter Jorge Pinto.
O objetivo do encontro foi a avaliar as atividades realizadas ao longo do ano de 2024, incluindo eventos como: o torneio, a formação integral e o Encontro Regional, e também programar as atividades para o ano de 2025. A reunião, que durou dois dias e meio, foi marcada por momentos de espiritualidade, partilha e reflexão.
Segundo o presidente da CRP, padre Edson Zamiro da Silva, um dos pontos altos do encontro foi o momento de partilha entre os coordenadores da Pastoral Presbiteral de cada diocese. “Nas partilhas, os padres puderam contar sobre as experiências vivenciadas em suas respectivas igrejas particulares, além de apresentar os desafios e dificuldades enfrentados no âmbito dessa pastoral. Essa troca de experiências foi uma oportunidade enriquecedora, contribuindo para o fortalecimento das iniciativas nas dioceses”, afirmou o padre.
Padre José de Lima, da diocese de Cornélio Procópio, explicou qual a missão da Pastoral Presbiteral: “Ela tem uma missão muito importante, que é cuidar dos padres. Nas nossas dioceses e paróquias, temos diversas pastorais para atender diferentes âmbitos da vida das pessoas: criança, catequese, família… E temos também essa pastoral voltada para o cuidado dos padres. É uma pastoral que tem por objetivo cuidar daqueles que, na Igreja, têm a missão de cuidar das pessoas”.
A presença de dom Walter, segundo avaliou padre Edson, foi fundamental no encontro, pois manifestou grande apoio e motivação aos padres. “Sua presença foi considerada significativa por todos os participantes, reforçando o comprometimento com o trabalho pastoral e incentivando os padres a continuarem firmes em sua missão”, disse.
Na avaliação final do encontro, os padres fizeram uma avaliação positiva do encontro, afirmando que os dias de reflexão e planejamento fortaleceram ainda mais a caminhada conjunta das dioceses do Paraná no âmbito da Pastoral Presbiteral.
“Esse encontro foi uma oportunidade para avaliar a caminhada, os pontos positivos e negativos, as falências que desejamos corrigir no próximo ano. É bonito observar, no geral, a caminhada dos padres em todas as dioceses do Paraná. Vemos que há muitas vitórias, algumas dioceses estão mais avançadas na caminhada, outras mais atrasadas. Foi um momento de aprendizado mútuo, de ouvir a Deus e pedir, juntos, que Ele nos encaminhe para fazer uma Igreja mais próxima do que é a vontade do coração de Deus”, disse padre Wagno Leandro Ludgero, da arquidiocese de Cascavel (PR).
“Foi um encontro muito bom, no qual destaco a partilha que todos os padres puderam fazer de sua caminhada, enquanto pastoral presbiteral. Partilhamos nossas angústias e dificuldades, mas também o que é bom e pode ajudar o outro a crescer, assim como as ideias e propostas novas”, afirmou padre Mauro Cassimiro, da diocese de Toledo (PR).
“É uma grande alegria fazer parte desse momento, enquanto pastoral presbiteral do Paraná, e perceber a preocupação e o cuidado que a Igreja quer ter com os irmãos presbíteros. Padre é homem do povo, mas ele é povo, é ser humano também como qualquer outro e precisa de cuidado. Fazer parte dessa pastoral na Igreja faz muito bem. É bonito ver que a Igreja, como Mãe que é, tem essa preocupação e cuidado carinhoso para com o bem-estar do padre em todas as suas dimensões, a fim de que ele estando bem possa cuidar bem do seu povo”, disse padre Joviano Salvatti, da diocese de União da Vitória (PR).