“Peregrinos porque chamados!” – Mensagem pastoral de agosto

“Peregrinos porque chamados!” – Mensagem pastoral de agosto

Mês de agosto, mês especialmente dedicado à reflexão e oração pelas vocações. Tempo de celebração da fé e da reflexão sobre o chamado divino que cada pessoa recebe. 

Neste ano, somos convidados a meditar sob o tema “Peregrinos porque chamados”, com o lema inspirador “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Essas palavras ecoam a mensagem da caminhada espiritual e vocacional, recordando-nos que o chamado de Deus é único, transformador e repleto de um amor imensurável.

O tema “Peregrinos porque chamados” nos convida a refletir sobre nossa condição de viajantes espirituais, constantemente guiados pelo chamado de Deus. Como peregrinos, enfrentamos os desafios da vida, mas somos sustentados pela certeza de que esse chamado divino nos orienta e nos fortalece em nossa jornada. 

Esta peregrinação não é apenas física, mas também uma viagem interior, onde somos incentivados a reconhecer os sinais de Deus em nossas vidas e a responder com generosidade e coragem. Nossa peregrinação também envolve oração, unindo o Céu e a Terra, o Senhor e nós, tanto como indivíduos quanto como comunidade de fé, seguindo o mandato de Jesus Cristo: “Pedi ao Senhor da messe”.

Para nos auxiliar na vivência do mês vocacional como peregrinos orantes, o SAV – Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional – do Paraná elaborou subsídio de oração comunitária do Terço Vocacional, que podem ser realizados em grupos de jovens, grupos de servidores do altar, grupos de reflexão ou grupos familiares; também pode ser rezado individualmente ou em família.

As Paróquias já se organizaram e cada dia do mês uma Paróquia realizará a oração do Terço em favor das vocações. Vamos participar, vamos pedir ao Senhor da Messe que envie operários santos para sua Messe. Caso ainda não tenha acesso ao subsídio pode entrar no site da Diocese e baixar no seu celular ou computador. 

Peregrinos orantes, peregrinos porque chamados, seguindo sua jornada com o coração aberto ao chamado de Deus e à missão de levar Seu amor ao mundo.

Dom Sergio de Deus Borges

Bispo diocesano de Foz do Iguaçu