4º SEMINÁRIO DIOCESANO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

O Seminário Diocesano da IVC vem se consolidando como um instrumento envolvente em nossa Diocese, proporcionando um espaço formativo, de aprofundamento e encantamento em nosso processo diocesano da Iniciação à Vida Cristã. No caminho de implantação das inspirações da IVC somos chamados a levar em conta “a necessária progressividade da experiência formativa na qual intervém toda a comunidade e uma renovada valorização dos sinais litúrgicos da iniciação cristã” (EG 166). Daí a importância de um aprofundamento da dimensão mistagógica de inspiração catecumenal.
E para que esse dia seja um novo marco na caminhada pastoral de nossa Diocese, CONVIDAMOS os Presbíteros, Diáconos e Religiosos/as da Diocese de Foz do Iguaçu e Equipes Paroquiais de Iniciação à Vida Cristã para participar do:

4º SEMINÁRIO DIOCESANO DE INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ
Tema: A comunidade eclesial missionária como lugar da IVC – uma casa de irmãos

Lema: “Tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim”. Lc 22,19

OBJETIVO
Aprofundar o compromisso de formar comunidades eclesiais missionárias assumido em nosso 14º Plano Diocesano do qual a Comissão Paroquial da IVC é uma das grandes fomentadoras na perspectiva da dimensão mistagógica da vivência da fé como elemento fundamental para o andamento do processo da Iniciação à Vida Cristã.

JUSTIFICATIVA
No caminho de implantação das indicações do 14º Plano Diocesano de Ação Evangelizadora e com as prioridades da Iniciação à Vida Cristã e da Missionariedade reconhecemos a necessidade de um caminho de conversão onde toda a comunidade vá se compreendendo protagonista do processo, disposta a dar os passos que vão sendo orientados, mas de colocar a sua criatividade para servir com alegria, no acolhimento e em atitude de saída missionária.

Após um caminho significativo de estudo com as Equipes Paroquiais que serviu para termos um nivelamento de informações e da linguagem, bem como um contato mais intenso da temática, somos chamados agora a um envolvimento mais concreto na realidade paroquial, onde aparecem os desafios concretos, mas também onde a vida comunitária acontece e nos alegramos com os frutos alcançados. A partir dessas constatações reconhecemos ser importante um caminho de aprofundamento maior na experiência de fé pessoal que leva a um compromisso maior com a comunidade, na vida fraterna e na alegria de viver como discípulos-missionários. Esse caminho passa pelo fortalecimento de um mística inspiradora para atuação nas realidades concretas, oferecendo uma identidade para a caminhada que queremos fazer.

DATA: 06 de agosto de 2022.

LOCAL: HÍBRIDO (A coordenação e exposição serão realizados pela plataforma do Google meet
e cada paróquia estará reunida presencialmente na sala de formação da sua paróquia)

HORÁRIO: 8h30min às 16h00min.

INSCRIÇÕES: organizadas localmente em cada paróquia (teremos apenas uma lista de presença
para registro da participação.

LINK: O centro de Pastoral irá organizar o envio do link para o número indicado pela secretaria
paroquial de cada paróquia.

CONFERENCISTA:
Ir. Maria Aparecida Barboza (Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (1998)
e mestrado em Teologia Bíblica pelo Centro Universitário Assunção (2003). Especialização em Pedagogia
catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Tem experiência na área de Teologia,
Bíblia e Catequese. Foi professora da Disciplina Bíblia e Catequese, no Curso Lato Sensu em Pedagogia
Catequética na Universidade Católica de Goiás- UCG. Atua como professora convidada no Curso de
Especialização em Catequética na Unisal em São Paulo e no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão
(IESMA). Nos últimos anos tem se dedicado à pesquisa nas áreas da Catequese Bíblica, Iniciação Cristã e
Comunidade.) ATUALMENTE COORDENADORA DA COMISSÃO DA IVC DE PORTO ALEGRE
CRONOGRAMA: