Escola Diocesana de Leigos Areópago

Os leigos são participantes da missão profética da Igreja e devem com boa disposição procurar iluminar o mundo com a luz de Cristo em todos os ambientes, deste modo se tornam sujeitos privilegiados da inculturação do evangelho. Contudo, para melhor desempenhar a sua missão nos areópagos modernos é necessário o aprofundamento dos conteúdos da fé, bem como da formação específica relacionada a cada grupo eclesial. Visando atender os princípios da formação específica do laicato, o Conselho Nacional do Laicato da Diocese de Foz do Iguaçu,
convida os leigos e leigas inseridos na variedade de carismas, serviços e ministérios para participarem da Escola Diocesana de Leigos Areópago. Propomos uma formação fiel ao magistério da Igreja, bem planejada, adequada e sistemática, abordando quatro eixos: o eixo identidade, o eixo vocação, o eixo espiritualidade e o eixo missão.

No próximo sábado, 15 de abril às 13h45, no salão social da Catedral Diocesana, iniciaremos o EIXO IDENTIDADE, o qual visa potencializar a identidade laical, ressaltando a sua fonte batismal. Serão quatro aulas voltadas para a reflexão sobre a identidade dos leigos.

Inscrição pode ser feita através do link:

EIXO: IDENTIDADE.
Aula 1: No princípio.
-Livro do Gênesis
-A criação
-Nossa identidade, imagem e semelhança
com o Deus Criador e Trino
-Batismo, fonte da identidade [CfL 10,11, 12, 13, 14]
-Como ajudar o laicato a entender sua identidade?

Aula2: Na Igreja.
-A Igreja Povo de Deus [CNBB 105, 93-103; LG, 9-17]
-O mistério da Igreja-Comunhão [CfL 18, 19, 20ss]
-A relação Igreja/Mundo/Reino [CNBB 105 no 15, 241, 242, 170; 133, 81, 78; 151, 152].

Aula 3: A partir do Concílio Vaticano II.
-Leigos e Leigas na Igreja a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II.
-Quem são estes a quem chamamos de cristãos leigos e leigas [CNBB 105, 108 – 111].

Aula 4: A partir das Conferências EpiscopaisLatino-americanas e Caribenhas.
-Vocação e Missão dos Cristãos Leigos eLeigas a partir das Conferências Episcopais Latino-americanas e Caribenhas [CNBB 105,17-22].

A escola é destinada as lideranças comprometidas com a missão do cristão leigo: Catequistas, MESC’s, Agentes de Pastorais, Membros das Novas Comunidades, e ainda, a aqueles que com espírito missionário exercem protagonismo nos diferentes areópagos do mundo contemporâneo.
Respeitosamente, solicitamos aos ministros ordenados que divulguem, incentivem e enviem no mínimo dois paroquianos para a Escola Diocesana de Leigos. Contamos ainda, com a colaboração dos coordenadores diocesanos e paroquiais de pastorais, movimentos, organismos e serviços na divulgação e envio de representatividade. Na área I, acontecerá na modalidade presencial, enquanto que para área II e III haverá transmissão on-line.