3º CONSELHO DIOCESANO DA AÇÃO EVANGELIZADORA

Neste sábado, dia 31 de agosto, esteve reunido na Casa de Formação N. Sra. Medianeira, na cidade de Medianeira, o Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (párocos/administradores paroquiais, coordenadores diocesanos de pastorais/movimentos/organismos e um representante leigo dos CPP das 27 paroquias).
Três foram os grandes temas de estudo e aprofundamento:
a) Pe. Luiz Carlos Franzener (Coord. da Ação Evangelizadora da Diocese de Toledo) nos auxiliou no aprofundamento do Doc. 109 da CNBB – Novas Diretrizes 2019-2023 – com pistas de leitura;
b) conhecemos parte da síntese das avaliações do 13º Plano apresentadas pelos coordenadores das três Áreas pastorais de nossa Diocese;
c) realizamos os encaminhamentos para o Mês Missionários Extraordinário – foi apresentado o material que será disponibilizado pela Diocese e organizado o Roteiro de visitas dos dois símbolos – a cruz e a bandeira – que serão entregues por D. Sergio no próximo sábado na celebração e sua posse em nossa Diocese.
Agora, esses temas, com as reflexões feitas, será aprofundado nas reuniões dos Conselhos das Áreas – dia 02 Área 3, dia 16 Área 1 e dia 23 Área 2.

3º CONSELHO DIOCESANO DA AÇÃO EVANGELIZADORA

PROPOSTA DE PAUTA
1) (14:00h) Acolhida / oração inicial
2) (14:15h) Leitura da Ata e Proposta de pauta – Pe. Fabio
3) (14:30h) Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023 – Pe. Luiz Carlos Franzener
4) (16:00h) Intervalo
5) (16:10h) Síntese da avaliação do 13º plano – Coordenadores das Áreas
6) (16:30h) Palavra aberta para conclusões
7) (16:40h) Encaminhamentos – Mês Missionário Extraordinário – Pe. Fabio
8) (16:45) Encaminhamentos para Assembleia Diocesana dias 18 e 19 de outubro (Assessoria Pe. Humberto Robson de Carvalho)

COMUNICADOS:
1) Formações Projeto IVC – compromisso das formações paroquiais – definir e ter claro em cada Paróquia – 1 mês depois da formação ter formado e estabelecendo a Equipe Paroquial da IVC – Encaminhamentos posteriores serão feitos com essas equipes paroquiais.

2) 2º Seminário de Incidência Política: A importância dos Conselhos Paritários de Direitos e Políticas Públicas (Atividade do Grito dos Excluídos)
Data: 14 setembro 2019. Início 14h00 às 17h00 Local: Conselho Comunitário. Rua: Vila Velha n° 63, bairro Vila C Velha. Cidade: Foz do Iguaçu

3) Questionário On line – Diálogo Ecumênico – Objetivo de elaborar diretrizes para o Diálogo Ecumenico e Interreligioso no regional – com as prioridades e necessidades.
A Comissão Regional de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (CREDIRE) está organizando uma cartilha com conteúdos e diretrizes pastorais para a dimensão ecumênica e inter-religiosa, a fim de somar na elaboração dos diretórios sacramentais nas dioceses, bem como orientar questões práticas e cotidianas da ação evangelizadora. Por isso, elaboramos um formulário online para mapeamento das principais demandas pastorais que se apresentam em sua diocese. Isso nos permitirá priorizar os temas mais relevantes e urgentes. https://bit.ly/2F0PZ0I

4) ReAnimação da “Ação Evangelizadora Cada Comunidade uma nova vocação” – cartazes entregues na Romaria Diocesana.