Dia Mundial dos Avós e Idosos

A atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excepcional, mas um fato consolidado na nossa sociedade. O Santo Padre convida-nos a tomar consciência da
relevância destes na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar a uma emergência, mas de lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas. Sem contar que, em alguns lugares do mundo – especialmente na Europa e na América do Norte – representam 20% da população.
Torna-se, portanto, imperativa uma mudança de perspectiva nas nossas comunidades, deixando de lado os raciocínios que põem os idosos como pessoas distantes e estranhas de quem devemos nos ocupas. Pelo contrário, devemos habituar-nos a uma atenção pastoral marcada pela ação quotidiana e por uma projeção no longo prazo.
Na perspectiva de um engajamento de longa duração, são particularmente interessantes as catequeses que o Santo Padre tem dedicado à velhice. Estas oferecem uma reflexão articulada e inovadora sobre esta fase da vida e podem
servir tanto de base ao trabalho pastoral imediato, em preparação ao Dia Mundial
deste ano, quanto à programação a longo prazo.

A velhice não é um tempo inútil, no qual a pessoa deva pôr-se de lado recolhendo os remos para dentro do barco, mas uma estação para continuar a dar fruto: há uma nova missão, que nos espera, convidando-nos a voltar os olhos para o futuro. «A nossa sensibilidade especial de idosos, da idade anciã às atenções, pensamentos e afetos que nos tornam humanos deve voltar a ser uma vocação para muitos. E será uma escolha de amor dos idosos para com as novas gerações».3 É o nosso contributo para a revolução da ternura, uma revolução espiritual e desarmada da qual vos convido, queridos avós e idosos, a fazer-vos protagonistas.

ORAÇÃO PARA A SEGUNDA JORNADA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS
Eu te agradeço, Senhor, pela bênção de uma vida longa
porque, para aqueles que se refugiam em Ti
Tu lhes concedes dar frutos.
Perdoa-me, Senhor, minha resignação e desânimo,
mas não me abandone quando minhas forças diminuirem.
Ensina-me a olhar com esperança para o futuro que me dá
a missão que me confia e a cantar seus louvores sem fim.
Faça de mim um verdadeiro artífice de sua revolução, para orientar amorosamente meus netos
e a todos os pequeninos que em ti se refugiam.
Protege, Senhor, o Papa Francisco e conceda a sua Igreja livrar o mundo da solidão.
Dirige nossos passos no caminho da paz.
Amém!