ASSEMBLEIA DOS BISPOS DO PARANÁ

Nos dias 15 e 16 de março, os bispos do Paraná vão realizar, de forma online, a primeira assembleia do ano. A assembleia já estava agendada para acontecer, nessa mesma data, na cidade de Francisco Beltrão (PR), mas precisou ser modificada para o formato online, devido aos desdobramentos da pandemia da Covid-19. É a primeira vez na história do Regional que os bispos se reunirão de forma remota.

Participarão da assembleia os 19 bispos titulares das arquidioceses, dioceses e eparquias ucranianas do Paraná e os padres Valdecir Badzinski e Emerson Lipinski, respectivamente, secretário executivo da CNBB Sul 2 e Presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Sul 2.

Apesar do encontro não ser presencial, a espiritualidade e a pauta dos assuntos a serem debatidos foi mantida. A assembleia inicou com a oração das laudes, no início da manhã de segunda-feira, 15 de março, e se concluirá ao meio dia da terça-feira, 16 de março.

Dentre os vários assuntos na pauta da reunião dos bispos, estão: a pandemia da Covid-19; a Assembleia Geral da CNBB, que se realizará de forma remota nos dias 12 a 16 de abril; a organização da Assembleia do Povo de Deus, prevista para acontecer no mês de setembro; a questão dos pedágios das estradas do Paraná; a 6ª Semana Social Brasileira; a Pastoral Ecológica Integral; o Ano de São José e questões referentes à Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, África.

Além desses assuntos, na manhã de terça-feira, 16, o novo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, participará de um momento para saudar o episcopado paranaense. Este é o primeiro encontro dos bispos do Paraná no ano de 2021. O site da CNBB Sul 2 trará informações e matérias sobre o trabalho dos bispos nesses dias.

Por: cnbbs2.org.br