1ª Jornada de Oração pelas Vocações: Terço Vocacional

Estamos percorrendo o caminho sinodal, caminho de comunhão, conversão e escuta em todas as Comunidades, Pastorais, Movimentos e Serviços de nossas Dioceses. Todos nós, comprometidos na animação vocacional, temos o dever de percorrer decididamente por este caminho, porque “a sinodalidade, o caminhar juntos, é uma vocação fundamental para a Igreja e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios” (Papa Francisco, 08/05/2022).
Fazer o caminho juntos inclui rezar juntos e contemplar os mistérios da vida do Senhor e de sua santa Mãe e Mãe dos Vocacionados, a Virgem Maria. É o Senhor quem chama e a Ele devemos levantar o olhar para agradecer a resposta pronta e generosa de tantos vocacionados que assumem decididamente o seu chamado e vivem o seu cotidiano fazendo de sua vida uma missão.
Neste horizonte preparamos o presente subsídio da 1ª Jornada Regional de Oração pelas Vocações, para auxiliar as Equipes Diocesanas e Paroquiais da Pastoral Vocacional que, no mês de agosto, dedicarão especial tempo para a oração em favor das diversas vocações na Igreja e na sociedade.
É tempo de envolver todos os discípulos do Senhor – Comunidades, Pastorais, Movimentos, Grupos de Oração, Grupos de Jovens, Grupos Vocacionais, Pastoral dos Acólitos e Coroinhas, seminaristas e famílias – para rezar o Santo terço, unidos por um forte laço tecido pela oração, em que cada comunidade paroquial responsabilize-se pelo seu dia de oração pelas vocações no Mês de Vocacional, conforme a proposta indicada pelas dioceses.
Vamos lá, a Mãe dos vocacionados estará nos acompanhando nesta missão!