RENOVAÇÃO CARISMÁTICA 50 ANOS DE GRAÇA

Precisamente de 17 a 19 de janeiro de 1967 houve o primeiro retiro nos Estados Unidos. Um grupo de universitários e alguns professores que eram católicos fervorosos, mas que sentiam que na sua experiência com Deus faltava alguma coisa. Após um tempo de busca realizaram a primeira experiência de oração e alcançaram os resultados que buscavam. Isto aconteceu na Universidade de Duquesne do Espírito Santo na cidade de Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos da América. Logo essa experiência de oração no Espírito Santo se espalhou por todo o mundo.

Patti Mansfield pioneira da RCC hoje com 65 anos tinha 20 em 1967, relata no seu testemunho em julho de 2012 em Foz do Iguaçu no congresso mundial da juventude carismática que foi uma experiência extraordinária.

“Após receberem oração eles que eram 25 pessoas ela particularmente não sentiram nada e após esse momento se preparava para ir a uma festa e resolveu antes passar na capela e ficou ajoelhado diante do Santíssimo onde começou a sentir uma grande emoção que tomava conta de todo o seu ser, chorando muito ao ser tocada e ao ser percebida pelos demais que também foram vindos à capela e todos foram profundamente tocados”, o que na linguagem carismática era o Batismo no Espírito Santo. (relato ouvido pelo autor)

Renovação Carismática Católica no Brasil

Dizer onde a Renovação Carismática teve seu início no Brasil não é tarefa fácil visto que se verificam vários focos ao mesmo tempo em vários lugares. Há uma aceitação geral que a RCC teve início na década de 70 difundida pelos padres jesuítas Haroldo Rahm e Padre Sales na cidade de Campinas. Era chamado de “Experiência do Espírito Santo” que mais tarde passou a chamar-se “Experiência de oração”. A Renovação Carismática vinda desses jesuítas que trabalham na região de Campinas teve uma sequência nos trabalhos. Muitas pessoas que se tornaram líderes pelo Brasil afora, vieram das experiências da cidade de Campinas

Jubileu de 50 anos da RCC no Brasil

De 28 de junho a 02 de julho de 2017, a RCC BRASIL e a Fráter (Fraternidade Católica no Brasil) realizaram o evento comemorativo aos 50 anos da Renovação Carismática Católica. O encontro aconteceu na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

Além das atividades que aconteceram em Roma, na Itália, carismáticos brasileiros celebraram esse grande momento também no Brasil. O evento aqui no país teve como objetivo reunir as lideranças, membros de comunidades e todo o povo carismático para fazer memória da história do Movimento e para um grande momento de louvor e agradecimento a Deus por esses 50 anos.

Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil destacou a importância desse momento para o Movimento e também deste evento: “É um momento histórico na vida da RCC, de cunho nacional e internacional, um momento de intercedermos por um novo Pentecostes para a Igreja e para o mundo”, partilhou a presidente.

Contou na Programação as seguintes presenças

Entre as presenças confirmadas, estão Patti Gallagher Mansfield, pioneira da RCC no mundo; e Pe. Eduardo Dougherty, pioneiro da RCC no Brasil. Também esteve presente Sheny Góngora, da Guatemala, presidente do CONCCLAT (Conselho Católico Carismático Latino Americano); Mons. Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova; Aluísio Nóbrega, presidente da Fraternidade Católica no Brasil; fundadores e moderadores de Novas Comunidades no Brasil; e todo o Conselho Nacional da RCCBRASIL.

A RCC dos Estados Unidos comprou a casa onde ouve a Primeira experiência Carismática

Katia Zavaris lembra que no encontro com Johnny Bertucci, que é presidente do Comitê Nacional de Serviço da RCC nos Estados Unidos. Ele contou o testemunho sobre a compra da casa de retiros “A casa e a pomba”, onde se realizou o retiro que marca a origem do movimento da Renovação carismática no mundo

Renovação Carismática Católica na Diocese de Foz do Iguaçu

A Renovação Carismática Católica da Diocese de Foz do Iguaçu teve três etapas distintas com suas peculiaridades:

A primeira etapa foi um retiro no “Shalom” em 1975 na cidade de Foz do Iguaçu , nesse período não ouve uma adesão significativa

A segunda etapa começou em Céu Azul, precisamente nos dias 13 a 15 de janeiro de 1978 onde foi pregado o primeiro retiro pelo Padre Baltazar Flores, Frei Ézio, Frei Danilo Biazzi e leigos como a Maria Lurdes Capone, logo depois, de 03 a 05 de fevereiro, aconteceu o 2º Encontro de Oração.

A terceira etapa ocorre em 1982 na cidade de Foz do Iguaçu com influência da RCC de brasileiros vindos do Paraguai, como Mario Felício. Em meio a todo um contexto de migração visto o grande número de trabalhadores que chegaram para construir a Hidrelétrica de Itaipu. Nesse período acontece o encontro entre o grupo de Céu Azul, e o grupo de Foz do Iguaçu advindo do Paraguai e começam uma caminhada juntos de forma organizada. Até então o grupo se concentrava em Céu Azul e em cidades vizinhas depois desse encontro com o grupo de Foz do Iguaçu se expande para toda a Diocese, começa ser acompanhada  mais de perto pelas autoridades eclesiásticas.

Segundo o Presidente do Conselho Diocesano Vilmar Mota o  Jubileu na Diocese  de Foz do Iguaçu será celebrado em vários momentos no ano de 2017, mas nos dias 25/26/03/2017 no encontro de Ministérios em Céu Azul um dos locais de onde da RCC  se expandiu em 1978, haverá um momento riquíssimo de celebração com a presença da maioria dos ex-coordenadores Diocesanos

Por:

Vilmar Mota Presidente do Conselho Diocesano RCC