Está sendo realizado na manhã desta sexta-feira, dia 28 de julho, o IX Seminário Internacional da Tríplice Fronteira- Tráfico de pessoas: Formação de agentes que se destina a integrantes da chamada rede de enfrentamento, formada por órgãos com foco voltado para a prevenção, repressão e assistência às vítimas.
A formação se insere na programação da Semana Coração Azul, instituída pela Organização das Nações Unidas para a realização de ações de combate ao crime, realizada sempre nas proximidades do dia 30 de julho, Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.
A estimativa da ONU é de que mais de 50 milhões de pessoas se encontrem atualmente na condição de traficadas ao redor do mundo, na qual elas são mercantilizadas e expostas a condições extremas de exploração. Algumas condições específicas favorecem o tráfico humano na trifron, o que torna Foz do Iguaçu ambiente de partida, de trânsito e de destino em relação à ocorrência.
Além de Marina Bernardes, que falará sobre os desafios e perspectivas da Política
Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o evento tem especialistas no tema. Ente as palestrantes está a doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, Verônica Maria Teresi. Consultora para assuntos de tráfico humano, Verônica pesquisou na sua tese o tráfico internacional de mulheres entre Brasil e Espanha.
Também serão palestrantes especialistas do tema a advogada Anna Paula Patruni e a jornalista Rosane Amadori, além do delegado chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes da Polícia Federal, Cristiano de Souza Elói.