Diocese de Foz comemora o 108º Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Convocados pelo Papa Francisco para celebrar o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, com o lema: “Construir o futuro com migrantes e refugiados”, a Rede Clamor, Cáritas Brasileira, Argentina, de Foz do Iguaçu e a Pastoral do Migrante, em expressão de sinodalidade, se encontraram no dia 25 de setembro em Foz do Iguaçu na Ponta Internacional da Fraternidade (fronteira do Brasil com a Argentina), para celebrar juntos esse momento.
Estiveram participando agentes da Cáritas do Brasil e da Argentina, bem como agentes da Pastoral do Migrantes e migrantes e refugiados, que vieram das cidades de Campo Mourão, Umuarama e Cascavel, representados pelos migrantes dos seguintes países: Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia, Haiti, Costa Rica.
Os migrantes demonstraram sua gratidão ao Brasil por acolhê-los, mas também rezaram lembrando dos seus familiares que permaneceram nos seus países de origem e das dores e desafios que a migração traz para todos os seres humanos. “Interpelados pela parábola do Bom Samaritano, somos convocados a ajudar os feridos no caminho, a ser testemunhas da misericórdia de Deus, oferecendo ajuda humanitária aos migrantes que sofrem, acompanhando-os em seus processos de promoção humana e desenvolvimento integral, e construir junto com eles um futuro melhor, lutando para transformar as estruturas que empobrecem, excluem e agridem a Casa Comum”.
A Rede Clamor, Cáritas Brasileira, Argentina e a Pastoral do Migrante reafirmam o compromisso de ACOLHER, PROTEGER, PROMOVER e INTEGRAR as pessoas em mobilidade humana.