Com o tempo da preparação da Campanha da Fraternidade 2018. Que tem como OBJETIVO GERAL: Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.E com a finalidade de aprofundar e alargar a discussão do tema a partir da realidade local estão envolvidos diversos entes representantes da sociedade e do Estado (Guarda Municipal, Polícia Federal, Secretaria de segurança, Conselho de Leigos, Unioeste) que tem a possibilidade de ajudar a Igreja e a nossa sociedade a avaliar melhor a situação atual, deixar-se iluminar pela proposta da CF2018 e lançar algumas luzes. Mais que lamentação pelos problemas, queremos evidenciar caminhos de superação.
- Padres das paróquias;
- Equipe paroquial de formação da CF 2018;
- Coordenadores de pastorais;
- Pessoas ligadas ao tema na sociedade: meios de comunicação, secretarias de segurança, educação, ação social, gestores públicos (prefeito, vereadores), professores, entidades da sociedade civil organizada, outras igrejas, Conselho Comunitário de Segurança, órgãos de justiça, OAB, Ministério Público, Forças de segurança.
Para podermos colher bons frutos, como prolongamento das reflexões que fizermos, de modo que se transformem em ações concretas. Onde orientados pelo texto base, será feita uma leitura dos dados e da realidade local e aprofundamento para reflexão.
PROGRAMAÇÃO
14:00h – Acolhida econtextualização
14:30h – Leitura do Mapa da Violência e dos dados referentes à nossa Região, numa tentativa de chegar às causas da violência em nossa região iluminando tentativas de superação;
15:15h – Compreensão do tema “violência” na ótica da responsabilização de todos os atores da sociedade para uma atitude mais ativa superando uma visão míope e distorcida das causas, considerando a inversão de valores.
16:00h – Proposições Gerais e perguntas/sugestões
17:00h – Encerramento