Em vista do caminho jubilar, na Assembleia Diocesana do mês de outubro de 2023, foi aprovado um projeto missionário para o quinquênio, que partiu de uma pergunta muito importante para todos nós: como vamos caminhar em direção ao jubileu de nossa Diocese? A resposta dada pelos discípulos/as missionários/as reunidos foi uma graça do Espírito Santo: RUMO AO JUBILEU EM COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO. Vamos, agora, compreender melhor este processo que somos todos chamados a participar e construir.
Preparar-se para o jubileu em comunhão, participação e missão é, em primeiro lugar, colocar-se em oração e suplicar ao Espírito Santo, o Protagonista de toda ação, que nos dê docilidade para compreender o tempo que estamos vivendo na Igreja e no mundo e não nos deixemos cegar por propagadores da desesperança e da discórdia.
Preparar-se para o jubileu é olhar para tantos irmãos e irmãs, discípulos/as missionários/as, que dedicaram a vida nas Comunidades e realizar um ato de fé dizendo: eles e elas acreditaram, Jesus confirmou-os na missão, a Comunidade eclesial foi edificada, nós acreditamos na vida comunitária, o Senhor vai confirmar-nos na missão e, no Espírito Santo, será edificada a vida eclesial em comunhão ardorosa, participação generosa e missão.
Há três palavras que são muito importantes para mantermo-nos no caminho em vista do Jubileu Áureo de nossa Diocese: Comunhão, participação e missão. Nós temos valores e princípios orientadores que precisam estar presentes no coração, na mente e nos lábios de todos os discípulos/as missionários/as que querem fortalecer a fé e construir uma Comunidade eclesial missionária e solidária. Não vamos fazer de qualquer jeito, ou segundo a ideia, mesmo boa, de um único discípulo/a missionário/a que sempre fez do seu jeito ou à sua maneira.
Oração em preparação ao Jubileu de Ouro da Diocese de Foz do Iguaçu
Eterno Pai, unidos “Em um só Espírito”, como discípulos-missionários de Jesus Cristo, pela intercessão de São João Batista e de N. Sra. de Guadalupe, na celebração dos 50 anos de nossa Diocese: Vos damos graças pela evangelização acontecida em nosso território desde tempos remotos. Bendito sejais por missionários e missionárias que deram a vida pela edificação desta Igreja Particular; Vos damos graças por vocações leigas, sacerdotais e consagradas surgidas entre nós no decorrer da nossa história. Bendito sejais pelos vocacionados e vocacionadas que conduziram nossas comunidades com amor e ardor; Vos damos graças pelas comunidades que são espaço de comunhão, participação, formação na fé e cuidado da vida. Bendito sejais pelas pessoas que, nos ministérios, conselhos e serviços, com seu empenho pessoal e dízimo consciente sustentam a vossa obra; Que a vossa graça nos acompanhe nesta caminhada celebrativa “rumo ao jubileu de ouro”. Que acolhendo e vivenciando o caminho jubilar, sob o impulso do Espírito, possamos crescer como Igreja sinodal, samaritana e missionária. Amém.
Em 2024 celebramos o centenário da criação da Paróquia São João Batista, primeira Paróquia da Diocese e de todo o Oeste do Paraná. Neste ano somos chamados a fortalecer as paróquias como lugar de encontro, comunhão e missão. No espírito sinodal vamos reestruturar e fortalecer os organismos de participação de nossas paróquias: CPP, CPAE e CCP. No Espírito de corresponsabilidade vamos estudar e acolher na fé o quinto mandamento da Igreja: “contribuir com a Igreja em suas necessidades”. Esse mandamento se concretiza principalmente através do dízimo que contribuímos generosamente nas Comunidades onde participamos e às quais pertencemos
Para o ano de 2025, o Papa Francisco proclamou o Ano Santo com o lema: Peregrinos da Esperança. O Papa pede que sejamos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, manter os olhos abertos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna de seres humanos (Cf. Papa Francisco, Carta, 11/02/22). Em comunhão com o Santo Padre, vamos reforçar os organismos e pastorais voltados às periferias sociais e existências. Também vamos aprofundar o quarto mandamento da Igreja: jejuar e abster-se de carne conforme manda a Santa Igreja; o jejum e a abstinência são um convite à partilha, nos levam à caridade.
No ano de 2026 temos uma data muito importante: o centenário da criação da Prelazia de Foz do Iguaçu. Nossa história é rica e a presença da Igreja foi se construindo conforme foi crescendo a porção do Povo de Deus no Oeste do Paraná: a primeira Paróquia em 1924 e a criação da Prelazia de Foz do Iguaçu em 1926. A partir de 1926, o estado do Paraná contava com quatro Igrejas Particulares: a Arquidiocese de Curitiba, as Dioceses de Ponta Grossa e Jacarezinho e a Prelazia de Foz do Iguaçu. A criação da Prelazia de Foz do Iguaçu trouxe ardor missionário à Região do Oeste do Paraná com o grande lema de Santo Arnaldo Jansen, fundador dos Padres Verbitas, ao quais foram confiados a Prelazia: “O anúncio do Evangelho é a forma mais sublime de amor ao próximo”. Vamos nos empenhar no fortalecimento da ação missionária das comunidades, pastorais, movimentos e serviços. Neste ano teremos para estudo e reflexão o segundo mandamento da Igreja: confessar-se ao menos uma vez por ano. Conhecer melhor este sacramento de cura, a Confissão, “ajuda-nos a ter uma consciência mais ágil, mais aberta e também a nos amadurecer espiritualmente e como pessoa humana” (Bento XVI. Encontro de catequese com as crianças. 15/10/05).
2027, Ano Eucarístico diocesano. No Concílio Ecumênico Vaticano II os Bispos afirmaram que “da Liturgia portanto, mas da Eucaristia principalmente, como de uma fonte, se deriva a graça para nós e com maior eficácia é obtida aquela santificação dos homens em Cristo e a glorificação de Deus, para a qual, como a seu fim, tendem todas as demais obras da Igreja” (SC, n. 10). No Ano Eucarístico diocesano vamos aprofundar a espiritualidade eucarística, destacando o terceiro mandamento da Igreja: receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da Ressurreição. “Nós precisamos compreender mais profundamente a relação entre a Eucaristia e a vida cotidiana. A espiritualidade eucarística não é apenas participação na Missa e devoção ao Santíssimo Sacramento; mas abraça a vida inteira” (cf. SCa, n. 77).
2028, o Projeto Rumo ao Jubileu em comunhão, participação e missão chega à sua meta. Vamos celebrar com júbilo, com gratidão e com o horizonte de nossa missão enraizado na carne de nosso coração o cinquentenário da nossa Diocese. Somos todos discípulos/as missionários/as do Senhor e como tal deveremos olhar no horizonte e precisamos fortalecer nossa participação na Eucaristia na páscoa semanal, o domingo, dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou, como o grande referencial do ritmo de nossa vida como discípulos missionários de Cristo (cf. DD, nn. 20-21). Nesse ano vamos aprofundar o primeiro mandamento da Igreja: participar da Santa Missa aos domingos e festas de preceito. No domingo, dia do Senhor, vamos à Igreja e somos chamados a participar da mesa da Palavra e do Pão. Em 2027 nós teremos oportunidade de fortalecer a espiritualidade eucarística e no ano de 2028 vamos fortalecer nossa proximidade com a Palavra de Deus, “porque Jesus está presente na Palavra, pois é Ele que fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura” (SC, n. 7). O Papa Francisco, ao falar da Palavra, diz que nós somos tabernáculos onde a Palavra de Deus quer ser recebida e guardada para visitar o mundo (Audiência, 27/01/2021). Vejam que horizonte grande surge para todos nós, compreendendo melhor nossa fé, vivendo em comunhão e participação, surge a missão: ser instrumento de Cristo, Palavra viva do Pai, para visitar o mundo.
Logotipo e ícone comemorativo
Pensando neste caminho jubilar, a Diocese promoveu em 2024 um concurso cultural para escolha da logotipo e ícone comemorativo. O autor vencedor da proposta é Carlos Ariel Baez, paroquiano da capela São José Operário, em Foz do Iguaçu.
No centro está um círculo que representa a comunhão e a unidade, enquanto a cruz central simboliza a centralidade de Cristo em nossas vidas.
À esquerda do círculo, uma estrela inspirada no manto da Virgem de Guadalupe brilha intensamente, iluminando o caminho dos peregrinos com sua luz divina.
Abaixo, três linhas representam o caminho da fé a ser percorrido pelos peregrinos que inicia na vida de Jesus e no ministério Pascal, simbolizando também as três palavras do lema “Comunhão, participação e missão”, assim como a Santíssima Trindade.
Cristo é representado olhando para trás, inspirado na passagem dos discípulos de Emaús, onde os dois discípulos estavam em missão percorrendo seu caminho e terminaram em comunhão com o próprio Cristo que veio ao encontro deles. Assim Cristo, como Bom Pastor, protege, espera e guia os fiéis em sua jornada até Ele.
Os anos 1978 e 2028 estão dispostos de forma inspirada no Círio Pascal, marcando a celebração dos 50 anos de nossa Diocese.
