A Missão da Igreja é Evangelizar. Como o Evangelho tem implicações sociais, eis o motivo da Cartilha. Trata-se de um subsidio destinado a eleitores, candidatos, grupos, comunidades e meios de comunicação, que visa orientar sem interferir indevidamente. Focaliza-se as eleições 2018, na ótica da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituição que não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político. A Cartilha destaca a esperança principalmente num momento em que o Brasil vive uma grave crise politica. Ela professa que a fraternidade é o maior valor do bem comum.
Há quem pergunte: por que a Igreja deveria se “envolver em política” publicando uma Cartilha? A Igreja é comprometida sim com a politica, no sentido amplo do termo, pois a politica tem a ver com a paz, a justiça e cuida da vida das pessoas, do campo e da cidade, de um povo inteiro e da humanidade. A partir do Evangelho e a história a Igreja desenvolveu uma Doutrina Social Ética, que orienta o agir das pessoas e dos cristãos na politica. A Igreja é impelida a ser advogada da justiça defensora dos pobres, e denunciar as desigualdades sociais e econômicas, que clamam ao Céu.
A ética e a moral na vida do cidadão e na politica são opção pelo caminho do bem. Para o bem da sociedade, é necessário que todos sejam justos, honestos e respeitosos com seus semelhantes. Mas o brasil tem vivido uma crise ética. Os noticiários regionais e nacionais estão repletos de denuncia de corrupção, no meio politico empresarial e servidores públicos. As pessoas mais afetadas da sociedade são principalmente os mais pobres. A corrupção é uma uma doença grave e contagiosa, que estimula práticas de transgressão na sociedade. A impunidade acentua essa doença. Urge um novo modo de fazer politica, alicerçado nos valores da honestidade e da justiça social.
Desse modo, que práticas elicitas ou corruptas por parte de governantes no Legislativo e no Executivo e também no Judiciário, constituem uma ameça frontal a democracia. É contraditório ser representante do povo, do bem comum, e forjar leis ou governar em beneficio próprio ou de grupos. Cabe a todos nós cuidar da nossa jovem democracia, afinal a política esta a serviço do bem comum, a corrupção pública é roubo daquilo que é comum a todos ou seja os recursos públicos.
A (CNBB) lembra que escândalos de corrupção sem precedentes vem acontecendo no país, e recorda ainda que escândalos dessa natureza não tiveram inicio agora: entretanto, o que mais se revela na atualidade tem conotações próprias e impacto devastador. São montantes que fogem à compreensão da maioria da população, empresários, políticos, cidadãos comuns, estão envolvidos num esquema que além de imoral e criminoso, cobra seu preço.
Sabe-se que há um desinteresse da população pela classe política, mas em uma democracia não temos saída as escolhas são feita pelos cidadãos. Se não tem como fugir. Há a necessidade de fazer melhores escolhas, exemplo, não votando em candidatos que tenham atos corruptos comprovados pela justiça. A corrupção, só será vencida se a população brasileira se unir por um Brasil mais justo para todos. Todos precisamos de uma conversão verdadeira e a classe politica principalmente, onde prevaleçam os valores do Evangelho, afinal todos somos corresponsáveis pela situação em que vivemos. Quando elegemos políticos corruptos, permitimos que eles prejudiquem a nossa vida, pois a corrupção desvia recursos destinados às politicas publicas. Mas como saber se ele eles são corruptos ou honestos? Hoje temos a facilidade da internet. Nas próximas edições daremos alguma orientações como melhorar a qualidade do nosso voto, segundo a Cartilha de orientação politica.

65 comentários em “CARTILHA DE ORIENTAÇÃO POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2018: “ALEGRES POR CAUSA DA ESPERANÇA” (Rm 12,12)

1. I happen to be writing to make you understand what a useful experience our princess went through visiting yuor web blog. She realized too many things, with the inclusion of what it is like to possess an incredible teaching style to make the rest without problems understand various very confusing topics. You undoubtedly surpassed visitors’ expected results. Thanks for supplying those warm and friendly, trustworthy, revealing not to mention unique tips on your topic to Tanya.

2. I am glad for writing to make you know what a incredible encounter my friend’s girl gained studying your web page. She learned plenty of pieces, which include what it’s like to possess an awesome helping mood to let other folks smoothly know just exactly several multifaceted subject matter. You truly exceeded our own expectations. Thank you for offering these necessary, safe, explanatory and even fun tips about this topic to Julie.